OpenAI terá contornado regras para usar milhões de horas de vídeos do YouTube para treinar IA

A OpenAI desenvolveu aquele que é hoje um dos maiores e melhores modelos de inteligência artificial do momento.

No entanto, muito do conteúdo analisado para treinar a IA terá sido acedido de formas mais cinzentas.

openai
Publicidade

New York Times denuncia que OpenAI contornou regras para usar vídeos do YouTube para treinar a sua IA

Para que os modelos de inteligência artificial sejam cada vez mais completos, é importante que sejam alimentados constantemente com uma grande quantidade de dados.

Segundo o New York Times, este foi um grande desafio para a OpenAI quando, em 2021, se viram muito limitados no tipo de dados que poderiam utilizar.

Presa nas políticas de utilização que impediam o uso dos vídeos para este fim, decidiram inventar uma forma para contornar as regras de plataformas como o YouTube.

chatgpt android portugal

Para isso, desenvolveram a ferramenta de transcrição de áudio Whisper que permitiu transcrever todos os conteúdos do YouTube para texto de forma a contornar as regras e utilizarem estes dados numa área cinzenta dos termos da plataforma.

Desta forma, foi possível contornar as regras e utilizar os diálogos de milhões de horas de vídeos para aperfeiçoar o GPT-4 e tornar a inteligência artificial.

Além do chatbot, acredita-se que também foram utilizados dados do YouTube para treinar a plataforma de criação de vídeos Sora.

Esta foi também uma estratégia utilizada pela Google que utilizou a propriedade sobre o YouTube para usar esta ferramenta para treinar a sua inteligência artificial Gemini.

Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory