OpenAI e Microsoft processadas pelo The New York Times devido a violação de direitos de autor

A publicação The New York Times avançou com um processo contra a OpenAI, a empresa responsável pelo ChatGPT, e contra a Microsoft devido à violação de direitos de autor.

O processo exige milhares de milhões de dólares americanos às duas empresas alegando que os softwares de Inteligência Artificial das duas empresas exibem um vasto número de notícias pagas do The New York Times.

chatgpt openai
Publicidade

OpenAI e Microsoft VS The New York Times

O processo levado a tribunal federal pelo The New York Times acusa o ChatGPT e o Bing AI de exibirem diversos artigos pagos da plataforma de notícias de forma ilegal por não apresentarem a fonte de onde retiram a informação.

As provas apresentadas no processo, mostram as duas plataformas de inteligência artificial a apresentar resultados quase iguais aos originalmente escritos pela publicação de notícias sem nunca ser citada a fonte de informação.

Microsoft

Este passo dado pelo Times poderá criar uma cadeia de processos em tribunal de outros meios jornalísticos, uma vez que a acusação está baseada na cópia quase integral de artigos da publicação em plataformas que ainda não se sabe bem como podem ser legisladas.

A publicação jornalística acusa a plataforma de IA da OpenAI e da Microsoft de “regurgitarem conteúdo existente na Internet para o utilizador” e desse mesmo conteúdo, por vezes, ter direitos de autor.

sparrow inteligencia artifical chat google ia generativa

A preocupação maior prende-se no facto das plataformas da OpenAI, da Microsoft e de outras empresas semelhantes, poderem ser utilizadas pelas pessoas para criarem conteúdo jornalístico sem que estes citem, no caso, o Times e, por consequência, levando a que sejam feitos menos cliques na plataforma e, assim, gerando menos dinheiro para a plataforma jornalística.

Antes de avançar com o processo em questão, o The New York Times tentou, em Abril, resolver a questão de forma amigável com as duas empresas. Ao que tudo indica, essas negociações acabaram por não levar a nenhuma resolução, sendo que a empresa havia proposto um “acordo comercial”.

Participe no passatempo:
giveaway tribit stormbox micro 2

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X