Operadores TVDE com aumento de queixas na casa dos 25%

Aquele que começou por ser um serviço envolto nalguma controvérsia, volta agora a estar no centro das atenções. Os operadores TVDE têm alterado o modo de funcionamento inicial dos serviços e as reclamações aumentaram em cerca de 25%.

Face a 2022, a Uber registou o maior aumento no número total de queixas apresentadas no Portal da Queixa, até à data. Problemas com a faturação, cobranças indevidas e a não comparência do motorista são os principais motivos das queixas apresentadas.

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Operadores TVDE oferecem um serviço cada vez com maior número de reclamações

Se no início das operações dos TVDE em Portugal a controvérsia era entre os taxistas e os condutores, na altura, apenas da Uber, atualmente os serviços prestados pelas aplicações de transporte de passageiros voltam a estar no centro das atenções mas desta vez por parte dos utilizadores que se mostram descontentes com diversas situações.

O número de reclamações dirigidas aos operadores de TVDE continua a subir e segundo o Portal da Queixa, o setor registou um aumento de 25% em relação ao ano 2022.

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Com o maior número de queixas surge a Uber, com 70% do total das reclamações, seguida pela Bolt com 25% e a Free Now com “apenas” 3%.

Face a 2022, a Bolt lidera a subida do maior número de queixas tendo estas aumentado 74%.

Entre 1 de Janeiro e 5 de Junho, segundo o Portal da Queixa, foi registado um aumento de 25% do número de queixas dirigidas aos operadores de TVDE quando comparado com o período homólogo. Só no mês de Junho, nos primeiros cinco dias, o Portal da Queixa registou mais de 30 reclamações relacionadas com o setor. Estes valores representam um aumento de 210% face ao mesmo período de 2022 onde apenas se registaram 10 queixas.

Os dados partilhados pelo Portal da queixa, aponta a Uber como a empresa com o maior número de reclamações apresentadas até ao momento (72%), seguindo-se a Bolt com 25% e a Free Now com 3%, sendo a Bolt aquela que teve o maior aumento no número de queixas registadas face a 2022.

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Os principais motivos das queixas contra os operadores TVDE prendem-se em casos de cobranças indevidas (por viagens não realizadas, valores superiores aos apresentados e outros problemas ligados à cobrança indevida), que albergam 29% das queixas.

Em seguida surgem problemas de faturação com os serviços TVDE com os utilizadores a receberam faturas erradas após a realização da viagem e faturas com dados incorretos, que representam 9% das reclamações.

O facto dos motoristas TVDE não aparecerem no local para recolher os passageiros é um dos motivos destacados, com 8.2% do total de queixas apresentadas no portal da Queixa, que teve um aumento de quase 10% face a 2022.

8.1% das reclamações devem-se a valores excessivos cobrados, sendo que as queixas devem-se ao facto de os valores cobrados terem sido superiores aos apresentados na aplicação. Alguns relatos apontam que erros cometidos no trajeto são cobrados ao passageiro.

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A nível de comportamento dos condutores existe também um significativo número de reclamações, com os condutores dos TVDE a terem uma má conduta com os passageiros. Este é um ponto que ocupa o quinto lugar das queixas mais apresentadas na plataforma, com 6% dos total das reclamações analisadas.

O bloqueio/ativação da conta por parte dos condutores e dos passageiros (5.8%), o cancelamento de viagens por parte dos condutores dos TVDE (5.7%), a condução perigosa tiva por alguns dos condutores dos TVDE (4.5%) e a falta de apoio por parte da marca (2.7%) são alguns dos restantes pontos que levaram à apresentação de uma reclamação contra os operadores TVDE.

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