Parabéns, iMac! Primeiro modelo foi lançado há 25 anos

Foi a 6 de Maio de 1998 que a Apple apresentou o primeiro iMac, um equipamento colorido que viria mudar o rumo de toda a empresa e fazer com que esta passasse do fundo do poço para uma das empresas mais faladas em todo o mundo.

O seu design icónico transparente e colorido veio revolucionar uma época em que todos os equipamentos semelhantes se tratavam de caixas com uma só cor e que em nada alegravam o espaço onde eram colocadas. 25 anos depois, o próximo iMac só deverá chegar ao mercado em 2024.

imac
Publicidade

“Este é o iMac”

Como em muitas outras apresentações lideradas por Steve Jobs, a frase “This is iMac” (Este é o iMac) marcou o início de uma nova era para a Apple.

Como Jobs explicou nessa mesma apresentação apresentação, “todo o equipamento é translucido. Podem ver o que está no seu interior. É tão ‘fixe’. Temos stereo speakers na parte da frente. Temos infravermelhos aqui em cima. Temos uma drive de CD-ROM precisamente no meio. Temos dual stereo headphone jacks. Temos o rato mais ‘fixe’ do planeta mesmo aqui.”

Imac G3 Bondi Blue top case detail iMac

O entusiasmo na voz do, na altura, CEO da empresa era notável e com toda a razão. Foi um ponto que marcou a história da Apple e que levou a que o seu crescimento fosse bastante elevado.

O primeiro equipamento contava com muitas tecnologias pioneiras, como duas portas USB e FireWire, mantendo outras drives e portas. O computador contada com um ecrã de 15 polegadas, um processador PowerPC G3, um disco rígido de 4GB e 32MB de RAM. Tinha ainda uma drive de CD e uma porta Ethernet para poderem ligar o computador à rede que na altura ainda era muito limitada comparando com os dias de hoje.

maxresdefault iMac

Com o passar dos anos, o iMac foi sofrendo muitas alterações ao seu design icónico e, a dada altura, perdeu até as suas cores que o tornavam tão característico. Foi com a última versão disponibilizada em 2021 que o computador da Apple voltou a receber uma variedade de cores num corpo extremamente fino e com um ecrã, agora, de 24 polegadas.

O próximo iMac deve chegar em 2024

O modelo de 24 polegadas de 2021 conta ainda com o processador M1 da própria empresa, não estando nos planos surgir um iMac com o processador mais recente, o M2. O modelo de 2021 ficou marcado pelo regresso das cores icónicas: verde, amarelo, laranja, rosa, purpura, azul e cinza.

Atualmente este é o único computador desta família no mercado, tendo em conta que os modelos de 27 polegadas do iMac e iMac Pro ainda com os processadores da Intel foram descontinuados.

imac 24 polegadas

Segundo Mark Gurman, da Bloomberg, um novo iMac será apresentado no final de 2023, não existindo quaisquer planos na empresa para integrar o processador M2 nestes novos modelos e aguardar pelo lançamento da próxima versão, o M3. Apesar disso, os novos iMac devem apenas chegar ao mercado em 2024 uma vez que existem alguns problemas ativos com os processadores de 3nm da TSMC.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory