Recentemente, vários utilizadores do Google Drive começaram a queixar-se do desaparecimento de diversos ficheiros da sua cloud.
Depois de investigarem, a empresa americana reconheceu o erro e explicou como é que esses dados podem ser recuperados.
Saiba como recuperar os seus ficheiros perdidos no Google Drive
Recentemente, foi descoberto que alguns utilizadores do Google Drive tinham perdido alguns dos seus ficheiros armazenados desde maio de 2023 sem forma de os recuperar.
Com o crescente número de queixas, a Google decidiu investigar este problema e publicou uma nota na página de suporte reconhecendo este erro e aconselhando que a app do Drive fosse atualizada para a versão mais recente com o bug já resolvido, especialmente aqueles que têm as versões 84 e 84.0.4.0 onde este erro surgiu.
Além desta nota, publicou também 2 procedimentos que irã permitir aos utilizadores recuperar os ficheiros perdidos.
O primeiro método passa por descarregar a versão 85.0.13.0 do Google Drive para desktop, abrir a app e carregar no botão de definições ao mesmo tempo que se mantém pressionada a tecla Shift (onde se coloca as letras em maiúscula).
Este procedimento irá abrir a ferramenta de recuperação a partir de cópias de segurança onde pode ir buscar os ficheiros apagados.
O segundo método passa por também descarregar a última versão da app para desktop (versão 85.0.13.0), disponível para Windows e MacOS.
Depois, deve fechar a app e abrir a linha de comandos (Windows) ou o Terminal (MacOS) e colar o seguinte comando:
Windows: “C:\Program Files\Google\Drive File Stream\launch.bat"
--recover_from_account_backups
MacOS: "/Applications/Google Drive.app/Contents/MacOS/Google Drive"
--recover_from_account_backups
Este comando irá abrir um processo que irá correr de fundo e criar uma página no desktop chamada “Google Drive Recovery”.
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