Uma pesquisa no Google Bard ou Bing AI custa 10x mais que uma pesquisa normal

Tanto a Google como a Microsoft estão a apostar muitos dos seus recursos para desenvolver a próxima geração de pesquisa com integração da inteligência artificial.

No entanto, o custo desta transição é bastante alto, com uma pesquisa no Google Bard ou Bing AI a custar para as empresas 10 vezes mais que uma pesquisa normal no motor de pesquisa.

sparrow inteligencia artifical chat google
Publicidade

Pesquisar no Google ou Bing com chatbot custa 10 vezes mais que uma pesquisa normal

Os chatbots AI estou atualmente com uma grande popularidade. O Chat GPT abriu as portas a este mundo onde agora marcas como a Google e a Microsoft procuram destacar-se e construir a nova era de pesquisa.

Do lado da Microsoft temos o Bing AI a dar passos largos, estando já disponível para muitos utilizadores, tanto em computadores como smartphones, embora esteja a enfrentar alguns problemas com a forma como a inteligência artificial desenvolve alguns temas.

bing ai

Do lado da Google, foi revelado recentemente o Bard, um chatbot ainda indisponível no mercado, mas que perdeu logo pontos ao errar na apresentação.

Embora estes sistemas lutem para ficarem mais maduros e se tornarem numa ferramenta útil de pesquisa, começam também a surgir informações sobre o custo destas novas formas de pesquisa.

google bard

Segundo uma reportagem da Reuters, que entrevistou John Hennessy, presidente da Alphabet, foi revelado que a pesquisa num chatbot com Bard ou Bing AI tem um custo 10 vezes superior ao de uma pesquisa normal num destes motores de pesquisa.

Estes dados são reforçados por um tweet publicado em dezembro de 2022 por Sam Altman, CEO da OpenAI, que referia que era necessário monetizar o Chat GPT devido aos elevados custos de computação. Solução esta que foi recentemente anunciada com a chegada da subscrição Chat GPT Plus.

Segundo a mesma reportagem da Reuters, é possível estimar que, em 2024, a utilização do Chatbot AI pode aumentar os custos em 6 mil milhões, isto considerando os dados partilhados há algum tempo por Morgan Stanley onde indicava que uma pesquisa no Google custaria um quinto de cêntimo.

google bard

O que causa o aumento de custo deste tipo de pesquisa por chatbot AI?

A explicação para o custo mais elevado de uma pesquisa por inteligência artificial é bastante simples.

Este tipo de pesquisa obriga a um grande processamento, obrigando a um maior investimento em CPU e a um consequente aumento na fatura da eletricidade para manter os servidores a funcionar.

O que irão fazer as marcar para reduzir os custos da pesquisa com Chatbots AI?

Em primeiro, é importante referir que esta tecnologia está ainda no início e que é esperado que nos próximos tempos comece a ser otimizada de forma a se tornarem mais eficientes e, desta forma, ter um custo de operação inferior.

No entanto, de forma a reduzir a fatura deste tipo de serviço, é provável que comecem a ser incluídas publicidades nestes formatos de pesquisa. Os rumores indicam que a Microsoft está já a desenvolver um modelo de publicidade para o Bing AI, algo que a Google deverá estar também a avaliar.

Além disso, há ainda possibilidade deste serviço passar a ter uma modalidade paga, tal como o Chat GPT, permitindo que as marcas ganhem dinheiro com as subscrições.

chatgpt plus

Os chatbots AI são hoje uma excelente opção para utilizar tanto em termos pessoais como profissionais e as grandes empresas estão já em cima desta inovação. No entanto, os primeiros tempos não serão baratos e parte desse custo deverá passar a ser passado para os consumidores muito em breve.

Tanto o Bing AI como o Google Bard poderão tornar-se excelentes ferramentas no futuro, mas enfrentam hoje grandes dores de crescimento tanto na tecnologia como no modelo de negócio.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory