Pipedrive aposta na Inteligência Artificial para “simplificar as vendas, melhorando a comunicação e facilitando o fecho dos negócios”

A Pipedrive é a plataforma de CRM mais usada mundialmente, em mais de 100 mil empresas em todo o mundo. A empresa está sediada em Nova Iorque e tem escritórios na Europa, nos EUA e em Portugal, onde recentemente inauguraram um novo local de trabalho no coração da capital, no Saldanha.

Com uma aposta contínua por parte da Pipedrive em melhorar as ferramentas de vendas e gestão de dados de cliente, o TechBit entrevistou Zahra Jivá, Director of Global Sales Strategy na Pipedrive, de forma a podermos perceber melhor de que forma a IA pode ajudar as empresas através do CRM.

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Os principais desafios ao utilizar o CRM

Segundo nos indicou Zahra Jivá, as PME “têm uma grande probabilidade de falir nos primeiros anos de vida”, no entanto, “são fundamentais para a economia local”.

Desta forma, a utilização do programa mais adequado ao tipo de negócio em questão pode fazer toda a diferença para o sucesso da empresa em questão, sendo aqui que entra a Pipedrive.

“A Pipedrive está determinada a tornar o sucesso das vendas inevitável para as pequenas empresas. O nosso objetivo é proporcionar aos profissionais de vendas as ferramentas de que precisam para prosperar no ambiente competitivo de hoje.”

Zahra Jivá, Director of Global Sales Strategy na Pipedrive
Zahra Jiva Director of Global Sales Strategy Pipedrive 1. Photo by Helis Hamarsalu Pipedrive

Como tal, o objetivo da empresa é proporcionar aos profissionais de vendas as ferramentas que necessitam para conseguirem enfrentar o mercado competitivo dos dias atuais. “Da geração de leads ao fecho de negócios, um bom CRM simplifica processos, cria transparência e aumenta a eficiência operacional”, afirma Zahra.

A diretora de vendas da Pipedrive confirma-nos ainda que uma plataforma de CRM consegue apresentar “um resumo das vendas, das receitas e do desempenho financeiro, o que ajuda a compreender o desempenho da empresa e a identificar as áreas do processo de vendas que precisam de ser otimizadas.”

Apesar de serem programas , por norma intuitivos, e que pretendem ajudar os utilizadores a aumentar o volume de vendas, existem obviamente limitações dos CRM atuais, sendo este um dos pontos que a Pipedrive tentou colmatar com a nova solução Pipedrive IA.

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Zahra explica-nos que os CRM tradicionais tratam-se, maioritariamente, de bancos de dados utilizados para gerir as informações dos clientes, sendo que estes modelos requerem sempre uma inserção manual dos dados a tratar.

Por outro lado, como avança a diretora de vendas, “os CRM com IA vão além da gestão de dados”, sendo estes capazes de automatizar processos, analisar grandes volumes de informação e fornecer, com base nos dados que detêm, vários insights úteis, sem que seja necessária a intervenção manual do utilizador.

“A nova solução Pipedrive IA visa simplificar as vendas, eliminando tarefas manuais, melhorando a comunicação e facilitando o fecho dos negócios. Com recursos de IA acessíveis e eficazes, ajudamos as pequenas empresas a superar desafios, melhorar processos e aumentar receitas. Isso permite que as equipas de vendas usem o seu tempo de forma mais eficiente, se concentrem em interações mais significativas com os clientes e melhorem o seu desempenho geral.”

Zahra Jivá, Director of Global Sales Strategy na Pipedrive

No entanto, existe a ressalva deixada pelo empresa de que “a IA não gera dados, mas sim insights”, uma vez que poderá existir alguma confusão entre os dois conceitos.

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Assim sendo, a nova solução da empresa consegue processar e analisar dados existentes “para extrair conclusões valiosas e resultados acionáveis”. Desta forma, o sistema deverá ser capaz de prever o comportamento do clientes, “personaliza interações e melhora a capacidade de tomada de decisões”.

Esta gestão feita automaticamente pelo sistema CRM com IA acaba por simplificar algumas tarefas do dia a dia, além de conseguir criar um maior envolvimento com o cliente, o que poderá resultar num aumento de vendas para a empresa.

“O Pipedrive IA impulsiona a produtividade das equipas de vendas, ao permitir decisões mais rápidas e informadas. Ao analisar grandes volumes de dados, agiliza a previsão do comportamento do cliente, automatiza tarefas repetitivas, aumenta a probabilidade de fechar negócios e ajuda a identificar potenciais clientes. Fornece ainda insights em tempo real para ajustar estratégias, auxilia na redação de e-mails, interpreta o feedback do cliente e resume conversas de e-mail. Resumindo, capacita os profissionais de vendas, ao permitir que estes priorizem interações com clientes e melhorem o seu desempenho”

Zahra Jivá, Director of Global Sales Strategy na Pipedrive
ZahraJiva Director of Global Sales Strategy Pipedrive 3. Photo by Andres Koljalg Pipedrive

Quão fácil pode ser trocar de sistema de CRM?

A troca de um sistema de CRM é sempre um processo delicado e que, por vezes, pode-se mostrar trabalhosos. Existe muita informação armazenada e que não pode ser comprometida ou mesmo perdida.

Este tipo de mudanças pode mostrar-se ainda mais desafiante nos casos em que as empresas tenham recursos limitados ou restrições tecnológicas. Assim sendo, Zahra recomenda “sempre que se faça algum trabalho de casa antes de adquirir um sistema de CRM”.

Com isto, a especialista da Pipedrive deixa alguns passos de como as empresas devem proceder, de forma a tomarem a decisão correta quanto à mudança de sistema de CRM.

“Em primeiro lugar, pergunte a si próprio quais são os principais desafios comerciais que pretende resolver. Em segundo lugar, identifique os principais problemas com que se depara atualmente. Em terceiro lugar, é importante ouvir os colaboradores, para perceber que tipo de CRM deve ser uma prioridade para a equipa. A configuração do CRM da Pipedrive é simples. Aqui, acreditamos que uma ferramenta de vendas deve ser tão fácil e intuitiva quanto possível”

A cloud e o armazenamento local, diferentes soluções para fins semelhantes

Apesar de os sistemas de CRM poderem ser instalados localmente e armazenarem toda a informação introduzida num local físico, existem soluções que são baseadas na cloud e que, em muitos casos, podem facilitar a vida das empresas.

Como nos foi explicado por Zahra, os “CRM na cloud têm vantagens sobre os sistemas tradicionais”, uma vez que estes conseguem oferecer uma maior “flexibilidade, escalabilidade e qualidade-preço”.

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Além disso, estes sistemas oferecem ainda a possibilidade de o utilizador poder aceder ao sistema CRM em qualquer lugar com conexão à Internet. Zahra acrescenta ainda que estes modelos baseados na cloud representam “custos mais baixos, devido ao modelo de assinatura, e escalabilidade fácil com planos de assinaturas ajustáveis”.

Além disso, existe sempre uma integração e personalização que podem ser úteis consoante o tipo de negócio. Os backups regulares oferecem uma segurança elevada dos dados armazenados e os modelos baseados na cloud promovem ainda uma colaboração “eficiente entre equipas com acesso em tempo real através de qualquer lugar”.

A IA e os receios de extinção de postos de trabalho

Um tema muito recorrente quando se fala de Inteligência Artificial aplicada ao dia a dia das empresas, é o facto de que muitas pessoas temem, um dia, virem a ser substituídas por máquinas, perdendo assim os postos de trabalho.

Apesar desta preocupação, a diretora de vendas da Pipedrive indica que “o impacto da IA nas vendas é significativo”, ressalvando que “em vez de tornar as vendas menos humanizadas ou substituir totalmente as equipas de vendas, a IA tende a aumentar e a melhorar as capacidades dos profissionais das áreas”.

A ideia de utilizar a IA nas vendas é, no fundo, para ajudar a automatizar tarefas rotineiras e administrativas de forma a que os vendedores possam ficar mais concentrados no que realmente devem fazer: vender.

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“Por exemplo, a IA pode tratar da introdução de dados, agendar reuniões e enviar e-mails de acompanhamento, ao libertar os profissionais de vendas para se envolverem mais diretamente com os clientes.”

Ao contrário do que muito pensam, a IA pode ajudar a tornar as interações mais pessoais e humanas. Isto pode ser feito, como nos explicou Zahra, com o programa analisar os dados dos clientes e “a IA pode fornecer aos vendedores informações sobre as preferências e comportamentos dos clientes, permitindo-lhes adaptar a sua abordagem a cada indivíduo. Esta interação personalizada é suscetível de aumentar a satisfação e a fidelidade do cliente.”

A Pipedrive não pretende interferir de forma negativa nas relações humanas, mas sim automatizar todas as tarefas mais repetitivas e administrativas para que os vendedores possam ficar focados no cliente e no tipo de atendimento mais personalizados.

Zahra Jiva Director of Global Sales Strategy Pipedrive 2. Photo by Helis Hamarsalu Pipedrive

“A implementação de um CRM pode transformar a forma como as microempresas funcionam, tornando-as mais organizadas, eficientes e centradas no cliente. Isso não apenas ajuda a gerir as operações atuais de forma mais eficaz, mas também estabelece uma base sólida para o crescimento e sucesso futuros. O sistema de CRM da Pipedrive foi projetado para ser fácil de usar e altamente personalizável, o que o torna adequado para empresas de todos os tamanhos, incluindo microempresas que podem não ter os recursos para utilizar sistemas de CRM complexos”

Zahra Jivá, Director of Global Sales Strategy na Pipedrive

Os planos futuros da Pipedrive

Com as mudanças constantes no mercado atual, as empresas têm de ser capazes de se adaptar aos consumidores e ao modo de funcionar de cada potencial cliente.

Assim sendo, a Pipedrive “tem o compromisso de tornar o sucesso de vendas inevitável para pequenas empresas”.

Este compromisso passa, obviamente, pela solução de CRM da Pipedrive que “foi criado para oferecer ferramentas de vendas fáceis e eficazes para ajudar as pequenas empresas a resolver desafios comerciais críticos, melhorar os seus processos e aumentar as receitas”

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No que diz respeito a planos futuros da empresa, Zahra avança que “a obsessão pelo cliente impulsiona a inovação na Pipedrive. Acabámos de lançar o Pipedrive IA e ele engloba o que consideramos ser os benefícios mais importantes para os nossos clientes. No entanto, a nossa equipa já está a testar o próximo conjunto de recursos. Hoje, é muito cedo para divulgar qualquer novidade, mas o nosso objetivo é lançá-los ainda este ano”.

De forma a ajudar as PME a manter o crescimento e a sustentabilidade naquele que se mostra ser um mercado cada vez mais global e desafiante, Zahra aconselha as PME a “adotar uma abordagem multifacetada”.

A especialista da Pipedrive vinca que se deve abraçar a inovação sem medos, seja a nível tecnológico como a nível de modelos de negócio, estratégias de marketing e melhorias operacionais.

Em seguida, as empresas devem “investir em tecnologia que aumente a eficiência, como ferramentas automatizadas, sistemas de CRM e plataformas de marketing digital. Estas ferramentas podem simplificar as operações, melhorar as experiências dos clientes e fornecer informações úteis.”

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Por fim, as empresas devem tentar expandir os produtos ou serviços para novos mercados ou diferentes segmentos de clientes, uma vez que ao “ignorar determinados públicos-alvo ou mercados, as empresas podem correr o risco de se tornarem demasiado dependentes de segmentos de mercado específicos”.

“Para acompanhar a transição digital e integrar tecnologias emergentes como a inteligência artificial, os empresários e gestores de PMEs podem adotar várias práticas. Quando tenho oportunidade, dou-lhes os seguintes conselhos:

Mantenha-se atualizado e procure estar por dentro das tendências, participe em eventos do setor; Avalie as necessidades específicas do seu negócio e comece com implementações em pequena escala para avaliar o impacto; Capacite a sua equipa e invista na formação; Invista na sua infraestrutura de IT, para suportar novas tecnologias; E, por fim, priorize medidas de cibersegurança, para proteger os seus dados contra ameaças.

Zahra Jivá, Director of Global Sales Strategy na Pipedrive
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