Com mais empresas a apostar no marketing e no poder das redes sociais para fechar negócios, criar um planeamento de marketing é fundamental para o sucesso das ações e campanhas junto do público.
Um roteiro estratégico para as ações nas redes sociais proporciona bons resultados, com as marcas a mostrar o seu real propósito e, com isso, conquistando mais clientes.
A relevância de um planeamento de marketing para as redes sociais
Muitas pessoas pensam que trabalhar com as redes sociais é muito simples, que basta publicar os conteúdos e pronto. No entanto, a parte prática não se resume apenas a isso.
Os utilizadores estão cada vez mais dispersos e sempre à procura de novidades, algo que dificulta encontrá-los num único canal de comunicação.
É neste cenário que entra o planeamento de marketing para as redes sociais.
Com conhecimento, paciência, tempo e pensamento estratégico, os profissionais de marketing podem gerar ganhos interessantes para as empresas.
Como desenvolver um planeamento de marketing eficiente para as redes sociais?
Antes de iniciar a parte prática do planeamento de marketing, os empreendedores e profissionais de marketing precisam de entender a sua importância e como o plano pode ajudar nos negócios, identificando as particularidades do negócio e do público, bem como alinhando os objetivos da marca.
Hoje, as redes sociais têm um papel relevante nos negócios, independentemente do tamanho da empresa ou segmento.
Considerando este facto, os empreendedores questionam-se sobre as melhores formas de utilizar as redes e de se aproximarem da audiência de forma estratégica e efetiva, destacando-se.
Seguindo algumas dicas e colocando-as em prática, é possível ter bons resultados com as ações e campanhas de marketing nas redes sociais. Confira as principais a seguir:
- Defina os indicadores de performance e objetivos
O primeiro passo é identificar os reais objetivos que se deseja alcançar com uma campanha ou com a presença nas redes. Essa etapa é considerada uma das mais importantes pois ditará os rumos das estratégias.
Um jeito de definir as metas e objetivos é pensando e analisando o que a marca deseja quando o assunto é marketing.
Posteriormente, é preciso determinar como essas metas serão mensuradas, e isso pode ser feito por meio de indicadores-chave e etapas menores até o resultado final esperado.
As redes sociais são espaços com flexibilidade, algo que permite trabalhar de diversas formas para conquistar os objetivos e metas.
Alguns dos objetivos que as marcas podem estabelecer são:
- Aumentar as vendas no e-commerce (loja virtual);
- Fortalecer a marca;
- Educar o público sobre os produtos e serviços da empresa;
- Melhorar a base de leads (potenciais clientes).
Outro ponto importante são os KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho), que são variáveis utilizadas para acompanhar o andamento do planeamento, e são determinantes para identificar se a ação está dando certo ou não.
- Identifique o público-alvo
Com os KPIs e objetivos definidos, o próximo passo do planeamento de marketing é identificar o público-alvo da marca e o perfil de clientes.
Isso é fundamental para guiar as abordagens das estratégias e compreender o comportamento e interesses dos utilizadores, bem como saber quais canais usar e como se comunicar com qualidade com essas pessoas.
Uma forma de identificar a audiência é com pesquisas de mercado que ajudam não só na análise e percepção, como também permitem aprofundar o estudo de buyer persona (cliente ideal) para o negócio, traçando um personagem mais completo para guiar as ações.
- Escolha as redes sociais que serão utilizadas
Ao conhecer o público-alvo, é possível definir as redes sociais nas quais serão aplicadas as estratégias.
Uma dica que pode ajudar na escolha é entender melhor como as pessoas se comportam nas redes sociais e quais plataformas são mais utilizadas.
O sucesso das estratégias depende muito da compreensão das singularidades de cada rede social, que exige o uso de ferramentas e abordagens diferentes.
Conhecer os canais e os seus pontos fortes e fracos são formas de ser assertivo no posicionamento e com as estratégias e produzir materiais mais adequados.
- Defina a frequência e cronograma
A frequência de publicações é um fator que pode ter variações conforme o tempo e o perfil do público.
Com a frequência definida, os profissionais podem cuidar da periodicidade, ou seja, a consistência dos conteúdos e as categorias de materiais a serem desenvolvidos, o que ajuda com a produção e qualidade, bem como permite manter os utilizadores alcançados.
- Realize testes e monitorização das ações
Durante o processo, dúvidas sobre o rumo das estratégias são comuns. Afinal, como identificar se as ações estão no caminho certo ou se precisam de melhorias?
Os testes e monitorização são fundamentais para isso. Isso porque eles podem ajudar a encontrar os erros e acertos, além de permitir que os profissionais avaliem e pensem os aspetos que podem ser melhorados ou eliminados para alcançar os objetivos traçados.
- Faça a análise de resultados
O processo de análise dos resultados tem grande relevância, pois permite observar e avaliar os ganhos e impactos conquistados a partir das estratégias.
Com isso, possibilitam que os profissionais pensem em novas ideias e soluções para o marketing.
Vantagens do planeamentoplanejamento de marketing para as redes sociais
Dedicar tempo para criar um planeamento de marketing para as redes sociais é algo que permite promover a marca com qualidade, aproximando-a dos consumidores. Além disso, investir nessas plataformas proporciona os seguintes ganhos:
- Fortalece a identidade da marca;
- Humaniza e reforça os valores;
- Amplia o alcance;
- Aproxima o público;
- Traz clareza aos objetivos e metas a serem atingidos;
- Melhora a gestão da marca.
Desta maneira, criar um plano de marketing para as redes sociais é o modo de ter uma boa atuação nos negócios, com mais possibilidade de crescimento.