Para combater a queda de utilizadores que registou nos últimos meses, a Netflix decidiu lançar um novo plano mais económico com publicidade.
No entanto, esta estratégia não está a ter o efeito esperado estando poucos utilizadores a aderir a esta nova modalidade.
Plano da Netflix para recuperar utilizadores não está a funcionar como esperado
A Netflix ultrapassa nos dias de hoje um grande problema na sua história. Há vários meses que perde consecutivamente utilizadores e está com dificuldades para estancar esta quebra.
Como forma de combater esta tendência, a Netflix lançou em novembro um novo plano com publicidade, oferecendo assim uma alternativa mais económica que poderia ajudar a aumentar o número de interessados na subscrição.
No entanto, segundo dados da empresa Antenna, isto não está a acontecer.
Olhando para os dados das novas subscrições da Amazon nos EUA, apenas 9% optaram pelo plano com publicidade, enquanto 41% dos utilizadores optaram pelo Basic, 24% pelo Standard e 25% pelo Premium.
Destes 9% de subscrições do plano com publicidade, 57% correspondem a novos utilizadores da Netflix, enquanto 43% são utilizadores que mudaram o seu plano para este mais económico.
Comparando todo o universo da Netflix, o novo plano pago representa apenas 0.2% dos subscritores, um valor bastante pequeno e que demonstra a falta de interesse por parte dos subscritores.
Embora este plano ainda seja recente e possa ainda não ser amplamente conhecido, a verdade é que os argumentos para a escolha desta modalidade não são muitos.
Em Portugal este plano ainda não está disponível, mas em Espanha foi colocado a 5.49€, abaixo dos 7.99€ da versão básica.
Com uma poupança de 2.5€ por mês (30€ por ano), o utilizador perde a possibilidade de fazer o download para ver os conteúdos offline e tem ainda tem um corte significativo do catálogo, não conseguindo aceder a filmes e séries de alguns estúdios.
Além dos poucos utilizadores que está a reunir neste plano, a Netflix tem também um problema com os seus parceiros de publicidade, tendo já sido obrigada a compensar monetariamente por não ter conseguido o número de impressões de blocos de anúncio que já tinham sido prometidas.