Play Store removeu mais de 1 milhão de apps na primeira metade de 2022

Problemas de segurança, incumprimento das políticas impostas pela Google e fraca qualidade das aplicações, levaram a empresa a remover da Play Store cerca de 1.3 milhões de apps na primeira metade do ano 2022.

Esta foi a segunda maior queda que a Play Store sentiu devido á remoção de aplicações da biblioteca.

google
Publicidade

Segunda maior queda da Play Store desde 2018

Em apenas meio ano, a Google viu-se forçada a remover cerca de 1.3 milhões de aplicações que faziam parte da biblioteca da Play Store devido ao incumprimento de diversas políticas da loja ou devido à fraca qualidade das mesmas ou às ameaças que podiam trazer para os utilizadores.

Segundo os dados avançados pela SportsLens, esta foi a maior quebra no número total de aplicações que a Play Store sentiu desde 2018.

Em 2020 a loja de aplicações da Google contava com cerca de 3,1 milhões de apps no total. A meio de 2021, o número havia aumentado para os 3,8 milhões e, no final do ano 2021, contava com aproximadamente 4,7 milhões de apps disponíveis para download na Play Store, o maior número já registado.

Google Android smartphones serviços google

De forma a garantir a qualidade e a confiança na Play Store, a Google acabou por implementar novas políticas direcionadas aos programadores que levou então à remoção de cerca de 1,3 milhões de aplicações por irem contra algumas dessas políticas ou por apresentarem uma fraca qualidade.

Este corte na Play Store levou a loja a cair para um total de cerca de 3,3 milhões de apps. No entanto, pouco tempo depois, já na segunda metade do ano, o número começou a aumentar novamente sendo já superior aos 3,5 milhões de apps no total.

Segundo os dados divulgados, o número de aplicações disponíveis na App Store, a loja de aplicações da Apple e concorrente direta da Google, sofreu uma mudança diferente, tendo o número de aplicações aumentado de 2 milhões para cerca de 2,2 milhões na primeira metade do ano.

android google

Além do número de aplicações disponíveis na loja, também a receita total gerada na primeira metade do ano 2022 foi mais baixa que o esperado. Segundo os dados da Statista e da Sensor Tower, as compras dentro das aplicações e as subscrições feitas nas mesmas acumularam um total de 21.3 mil milhões de dólares, 7% menos que o período homologo.

Quanto ao número de downloads na Play Stora também este foi abaixo do esperado com um total de 55.3 mil milhões de downloads, cerca de 700 milhões de descargas a menos que o ano passado no mesmo período.

Participe no passatempo:
giveaway redmi 12

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X