Problemas de segurança, incumprimento das políticas impostas pela Google e fraca qualidade das aplicações, levaram a empresa a remover da Play Store cerca de 1.3 milhões de apps na primeira metade do ano 2022.
Esta foi a segunda maior queda que a Play Store sentiu devido á remoção de aplicações da biblioteca.
Segunda maior queda da Play Store desde 2018
Em apenas meio ano, a Google viu-se forçada a remover cerca de 1.3 milhões de aplicações que faziam parte da biblioteca da Play Store devido ao incumprimento de diversas políticas da loja ou devido à fraca qualidade das mesmas ou às ameaças que podiam trazer para os utilizadores.
Segundo os dados avançados pela SportsLens, esta foi a maior quebra no número total de aplicações que a Play Store sentiu desde 2018.
Em 2020 a loja de aplicações da Google contava com cerca de 3,1 milhões de apps no total. A meio de 2021, o número havia aumentado para os 3,8 milhões e, no final do ano 2021, contava com aproximadamente 4,7 milhões de apps disponíveis para download na Play Store, o maior número já registado.
De forma a garantir a qualidade e a confiança na Play Store, a Google acabou por implementar novas políticas direcionadas aos programadores que levou então à remoção de cerca de 1,3 milhões de aplicações por irem contra algumas dessas políticas ou por apresentarem uma fraca qualidade.
Este corte na Play Store levou a loja a cair para um total de cerca de 3,3 milhões de apps. No entanto, pouco tempo depois, já na segunda metade do ano, o número começou a aumentar novamente sendo já superior aos 3,5 milhões de apps no total.
Segundo os dados divulgados, o número de aplicações disponíveis na App Store, a loja de aplicações da Apple e concorrente direta da Google, sofreu uma mudança diferente, tendo o número de aplicações aumentado de 2 milhões para cerca de 2,2 milhões na primeira metade do ano.
Além do número de aplicações disponíveis na loja, também a receita total gerada na primeira metade do ano 2022 foi mais baixa que o esperado. Segundo os dados da Statista e da Sensor Tower, as compras dentro das aplicações e as subscrições feitas nas mesmas acumularam um total de 21.3 mil milhões de dólares, 7% menos que o período homologo.
Quanto ao número de downloads na Play Stora também este foi abaixo do esperado com um total de 55.3 mil milhões de downloads, cerca de 700 milhões de descargas a menos que o ano passado no mesmo período.