PME portuguesas de Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica procuram cimentar posição no mercado internacional

As Pequenas e Médias Empresas (PME) de Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica portuguesas têm vindo ao longo dos últimos anos a registar uma significativa expansão e crescente reconhecimento internacional ao longo da última década, existindo atualmente software de fabrico nacional em mais de 90 países.

Este é um sector composto por quase 23 mil empresas que empregam mais de 148 mil trabalhadores, com vendas superiores a 20,440 milhões de Euros.

Registando níveis de dinamismo elevado no emprego, inovação contínua e upgrades em soluções tecnológicas, as empresas nacionais do sector TICE têm vindo a ganhar papel de destaque no mercado internacional, fazendo mais inovação in-house do que a média Europeia.

Um dos exemplos deste crescimento, é o facto de 150 operadores de telecomunicações móveis em todo o mundo usarem soluções portuguesas.

A internacionalização é estratégica para as empresas deste setor, permitindo-lhes diversificar os mercados e reduzir o risco da sua atividade.

Neste sentido, têm sido realizadas várias ações que visam o envolvimento de representantes das PME a centros de investigação de referência a nível europeu, a associações empresariais representativas dos diferentes subsetores nos mercados alvo, importadores, investigadores, entre outros interessados. Uma das finalidades é consciencializar alguns mercados europeus para o grau de especialização tecnológica e produtiva do setor TICE em Portugal, que é equiparado com qualquer outro país a nível mundial. Desta forma, as PME terão mais oportunidades (inserção em cadeias de valor internacionais), logo, com impacto direto ao nível da criação de mais emprego e riqueza.

O grau de especialização tecnológica e produtiva do setor TICE em Portugal é equiparado com qualquer outro país a nível mundial. Com mais oportunidades, as PME conseguirão alcançar um impacto direto ao nível da criação de mais emprego e riqueza.

Resumo do setor TICE em Portugal:

  • Setor Maduro, Dinâmico, Resiliente e Exportador;
  • Composto por quase 23 mil empresas que empregam mais de 148 mil trabalhadores, com vendas superiores a 20,440 milhões de Euros;
  • Das 23 mil empresas, mais de 5.600 são exportadoras que representam 6,600 milhões de Euros de vendas;
  • Empresas de pequena dimensão: 92,3% das empresas têm menos de 10 trabalhadores;
  • Desenvolvimento de novos produtos e serviços inovadores.

O projeto Portuguese Hub ICT é uma iniciativa de promoção internacional e de capacitação das PME portuguesas dedicadas ao setor TICE. Visa promover o aumento das exportações e incrementar o reconhecimento internacional coletivo dos bens e serviços produzidos neste setor em Portugal.

Tem especial enfoque nos mercados europeus Alemanha, Reino Unido, Irlanda, Países Baixos e Bélgica, Espanha, Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia. Fora da Europa, o projeto abrange os mercados Marrocos e Estados Unidos da América. Visa a criação de condições para conferir visibilidade internacional às empresas portuguesas que integram o setor através de uma atuação nas vertentes da capacitação, da inovação, da cooperação entre diversos agentes e dinamização de atividades de promoção nos mercados externos que permita responder à deficiente e desajustada visibilidade externa do setor das TICE nacional.

Neste contexto o reforço da internacionalização é estratégico para a viabilidade de todas as empresas deste setor, porque permite diversificar mercados (que são altamente especializados em utilização de TICE) e limitar riscos de expansão.

Assenta numa estratégia global que é sustentada por um conjunto de ações que procuram contribuir para o aumento das exportações das empresas do sector das TICE, nomeadamente através de ações de diagnóstico e construção de estratégia, missões de prospeção, missões inversas e participação em feiras internacionais.

Mais informações em Homepage | Portuguese Hub ICT

glorious forge globaldata

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory