Ponta Delgada apresenta soluções tecnológicas de mobilidade inteligente

Estacionamento inteligente, passadeiras mais seguras e uma aplicação para os cidadãos reportarem ocorrências são algumas das soluções inteligentes disponíveis aos pontadelgadenses, cuja demonstração marcou a apresentação de Ponta Delgada Cidade 5G, coberta com a rede móvel de última geração da NOS.

À data de hoje, o 5G da NOS já cobre todas as ilhas dos Açores, englobando cerca de 96% da população dos Açores e a totalidade dos 19 Concelhos que compõem o arquipélago. Para além disso, Ponta Delgada já conta com uma cobertura à volta de 98% da população com 5G da NOS, o que abre o caminho para a aceleração de uma série de soluções tecnológicas de smart cities altamente inovadoras.

Para que seja muito mais fácil encontrar um lugar vago para estacionar, os munícipes de Ponta Delgada vão passar a poder contar com informação, em tempo real, sobre lugares disponíveis. Estes dados serão conseguidos graças a uma série de sensores e de vídeo analítica, que permitem validar a quantidade de lugares de estacionamento e volume de entrada e saída de veículos.

NOS Ponta Delgada Passadeira Inteligente
Publicidade

A solução de vídeo analítica instalada no concelho permite analisar a mobilidade na cidade no seu todo – controlo de tráfego, trajetos e horários mais movimentados – para uma melhor gestão, com base em dados reais, completamente anonimizados. Para além de aumentarem a eficiência da mobilidade, as aplicações de smart cities permitem também melhorar a segurança da cidade. De forma a evitar acidentes, a solução de passadeira inteligente deteta peões na passadeira e ativa, automaticamente, um sistema de alerta aos condutores.

Para além das soluções de mobilidade, Ponta Delgada conta também com uma aplicação de gestão inteligente de resíduos para a manutenção e recolha de contentores cheios ou vazios, permitindo uma melhor gestão da frota. Através das câmaras e sensores, será também mais fácil detetar situações de emergência (como inundações), que impliquem uma atuação imediata.

Toda a informação proveniente destas aplicações é monitorizada numa sala de comando e controlo, operada por uma equipa do município. Aqui, uma plataforma agregadora permite uma visão abrangente e transversal, para uma melhor análise e representação gráfica em vários dashboards.

NOS Ponta Delgada_Manuel Ramalho Eanes

Estamos muito satisfeitos por apresentarmos mais um exemplo de uma cidade que pode contar com o 5G para se tornar mais eficiente e melhorar a qualidade de vida das suas pessoas. A partir do momento em que uma cidade tem uma rede 5G, pode aproveitar todo o potencial de uma série de soluções inteligentes, como as já existentes em Ponta Delgada, que lhe permitem recolher informação e analisá-la em tempo real, para otimizar processos e recursos. Isto reforça o nosso compromisso, enquanto líder no 5G em Portugal, em contribuir para acelerar o processo de transição digital, de forma a responder cada vez melhor aos desafios, presentes e futuros do País.

Manuel Ramalho Eanes, Administrador da NOS

Estamos totalmente empenhados em melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos. Nesse sentido, queremos otimizar Ponta Delgada enquanto smart city, estimulando a inovação, a inteligência urbana e aproveitando todas as mais-valias das novas tecnologias na resposta a um conjunto de desafios que se revelam fundamentais para o nosso desenvolvimento coletivo.

Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral

A elevada cobertura da região com 5G da NOS apenas foi possível graças à duplicação pela NOS do número das suas estações base no arquipélago, no último ano, através de um investimento de mais de 3 milhões de euros.

A cobertura final da população está prevista ainda em 2023, com a conclusão do plano de implementação desta rede móvel na região. Ao longo das mais de três décadas da sua presença na região, a NOS investiu mais de 83 milhões de euros, contando, neste momento, com 4 data centres.

Esta evolução da rede 5G da NOS nos Açores está em linha com o investimento que tem sido feito pela operadora, a nível nacional, e que tem merecido a distinção de várias entidades independentes, como a Ookla, Open Signal, DECO, etc. que assinalaram a qualidade e velocidade da rede de última geração da NOS face às das restantes operadoras

Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory