Muitos se lembram, certamente, do som característico de início de sessão com que o Windows dava as boas-vindas aos seus utilizadores.
Após ser presente constante nas primeiras versões do sistema operativo, a Microsoft decidiu desativá-lo de forma nativa a partir do Windows 8, mantendo-se esta alteração no Windows 10.
Embora a empresa americana nunca tivesse revelado o motivo, Jensen Harris, um antigo funcionário da Microsoft, falou agora sobre este tema.
Microsoft desabilitou o som de início de sessão para se adaptar aos novos equipamentos
Segundo Harris, esta decisão foi tomada durante o desenvolvimento do Windows 8 para se adaptar às novas formas de utilização deste sistema operativo.
Com foco em portáteis, híbridos e dispositivos móveis, a equipa de desenvolvimento percebeu que a reprodução de um som sempre que o equipamento ligava se tornava irritante. Além disso, como estes equipamentos a serem usados em cenários de mobilidade, o som poderia também interromper momentos importantes como reuniões ou aulas.
Assim, a reprodução de um som no início de sessão passou a ser opcional e pode ser ativo nas definições do Windows. Saiba como ativar esta opção no Windows 10.
Como ativar o som de início de sessão no Windows 10
- Abrir as Definições;
- Carregar em Personalização;
- Escolher a opção Temas e, depois, Sons;
- Habilite a opção Reproduzir som de Arranque do Windows;
- Carregue em Aplicar e Ok.
No final destes passos, o som de início de sessão será reposto no seu computador.