Portal da Queixa regista cerca de 47 mil reclamações contra o setor público em 5 anos

O Portal da Queixa analisou as reclamações apresentadas ao setor público e concluiu que os portugueses registaram cerca de 47 mil reclamações dentro deste setor.

O Portal da Queixa analisou o período entre 2019 e 2024 onde observou que o Governo registou um crescimento anual consecutivo no número de queixas apresentadas na plataforma.

portal da queixa
Publicidade

Portal da Queixa recebeu uma média de 25 reclamações por dia sobre o setor público

Entre 2019 e 2024, os portugueses apresentaram quase 47 mil reclamações dirigidas aos serviços públicos e ao Governo, indica um relatório do Portal da Queixa.

Foi nos anos 2020 e 2023 que se registou o maior volume de queixas, a ultrapassar as nove mil e as dez mil, respectivamente. O Governo é a única categoria que regista um crescimento anual consecutivo das queixas.

Para o estudo, foram analisados organismos e entidades segmentados por seis categorias: Educação; Saúde; Segurança; Transportes; Segurança Social e Governo (que abrange a Administração Pública e o Governo de Portugal).

portugal bandeira gaivotas saude portugueses

Entre janeiro de 2019 e fevereiro de 2024, foram registadas no Portal da Queixa 46.625 reclamações relacionadas com o setor público. As queixas foram dirigidas ao Governo e às entidades desses serviços públicos.

Destacaram-se os anos 2020 e 2023, pelo maior volume de queixas acumulado, 9.338 e 10.82, respectivamente. Os restantes anos – exceto 2024 que soma 1.154 ocorrências – rondam as oito mil reclamações. Os dados analisados apontam para uma média diária de 25 queixas registadas.

Segundo o mesmo estudo, das seis categorias analisadas, a que lidera o maior número de reclamações é a Segurança Social, com um total de 13.822 reclamações em todo o período analisado.

Segue-se o setor da Saúde – SNS, Hospitais e Maternidades, Emergência Médica, Centros de Saúde – que recebeu dos utentes portugueses 10.110 queixas.

autoridade tributaria financas portal da queixa iban

O terceiro lugar pertence ao setor dos Transportes (que abrange as subcategorias Comboio e Metropolitano; Transporte Marítimo e Transporte Coletivo de Passageiros), a recolher 9.780 reclamações.

O setor da Segurança (categoria que engloba Polícia, Emergência e Bombeiros) foi responsável por 6.465 das queixas geradas no período analisado. Já o setor da Educação (composto pelo Ministério da Educação e Infantários e Creches), recebeu 3.327 ocorrências.

O Governo (representado nas categorias Administração Pública e Governo de Portugal), foi alvo de 3.121 das participações registadas no Portal da Queixa.

Em todo o período analisado, o SNS foi a entidade que mais recebeu reclamações no setor da saúde, gerando 4.970 denúncias dos utentes. A demora no atendimento foi o principal motivo de queixa relacionado ao setor de saúde.

portal da queixa site

Dentro do período analisado, o SEF manteve-se como a entidade mais visada do setor da Segurança, ao acolher 82.9% das reclamações publicadas no Portal da Queixa. No ranking seguem-se a PSP, a GNR e o Número Europeu de Emergência 112.

Entre os organismos públicos que integram a categoria, a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) lidera as reclamações do período em análise (792); segue-se a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) com 497; a Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos(DGRM) a recolher 229. Em quinto lugar, o Governo de Portugal a somar 188 queixas; o IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública a acolher 143 e o Portal do Cidadão a absorver 136 denúncias dos portugueses.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory