Portal da Queixa recebeu mais de 192 mil reclamações em 2022

Com uma média de 526 reclamações por dia, o Portal da Queixa encerrou o ano de 2022 com mais de 192 mil reclamações registadas, levando a que este seja o nono ano consecutivo que a plataforma regista um crescimento.

Correio, Transporte e Logística; Serviços e Administração Pública e Comunicações, TV e Media foram os setores mais reclamados em 2022.

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Portal da Queixa teve um crescimento de 9.61% face a 2021

O Portal da Queixa é já uma plataforma de referência para os portugueses, sendo este o local que recebe o maior número de reclamações por parte dos consumidores.

No total, em 2022, foram registadas 192 346 reclamações no Portal da Queixa, correspondendo à média diária de 526 queixas. O ano ficou mercado com o contínuo aumento de reclamações devido a burlas online, ao aumento das queixas no setor da saúde e também no setor público.

portal da queixa

Segundo avança a plataforma, o perfil do consumidor que mais reclamou tratou-se de mulheres, com idade média de 40 anos residentes na zona de Lisboa.

Apesar de “tudo ter voltado à normalidade” em 2022, o comércio online manteve o seu impacto na sociedade e, como tal, originou um maior número de queixas em setores específicos. A categoria Correio, Transporte e Logística mantém o primeiro ligar que teve em 2021, tendo sido a área com o maior número de reclamações feitas pelos portugueses. No total, foram registadas 15 721 queixas.

No TOP 10 das categorias com o maior número de reclamações seguem-se: Serviços e AdministraçãoPública (13.569); Comunicações, TV e Media (10.749); Informática, Tecnologia e Som (10.315); Bancos, Financeiras e Pagamentos (7.843); Transportes Públicos, Aluguer e Condução (7.361); Compras, Moda e Joalharia (6.077); Água, Eletricidade e Gás (5.984); Hotéis, Viagens e Turismo (5.084); Mobiliário, Decoração e Eletrodomésticos (4.418).

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Segundo os dados analisados, as categorias com maior variação de crescimento de queixas em relação a 2021 foram: Informática, Tecnologia e Som (uma subida de 29%); Transportes Públicos, Aluguer e Condução (73%); Bancos, Financeiras e Pagamentos (29%) e Hotéis, Viagens e Turismo (9%).

A análise efetuada às reclamações de 2022 revela ainda que, não obstante o elevado número de queixas, foram várias as marcas que demonstram uma preocupação na resolução dos problemas reportados pelos consumidores no Portal da Queixa.

Assim, nas categorias com Maior Taxa de Solução destacaram-se: Hiper e Supermercados (73.5%); Água, Eletricidade e Gás (73.4%); Correio, Transportes e Logística (72.1%); Comunicações, TV e Media (71.3%); Bancos, Financeiras e Pagamentos (65.3%); Informática, Tecnologia e Som (60.9%); Seguros Vida, Auto e Planos de saúde (60.4%);Casinos e Casas de Apostas (56.4%); Escritório, Marketing e Publicidade (54%); Animais (52.8%).

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O Portal da Queixa foi visitado por mais de 12.5 milhões de utilizadores, durante o ano de 2022, gerando mais de 50 milhões de visualizações.

Por ter 98% dos seus visitantes a pesquisar conteúdo antes de comprar e apenas 2% a reclamar, o Portal da Queixa by Consumers Trust, é hoje, muito mais do que uma plataforma para reclamar, posicionando-se como o principal Marketplace de Reputação em Portugal com mais de um milhão de utilizadores registados.

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