Problemas com o seu Samsung? Leve-o ao reparador, não à loja de compra

Raras são as compras (quando analisado o panorama geral) realizadas diretamente numa loja oficial das marcas ou mesmo no site oficial das empresas fabricantes de equipamentos. Por norma, os consumidores dirigem-se a lojas revendedoras (Worten, Fnac, Rádio Popular, MediaMarkt, etc.) por conseguirem apresentar melhores preços e estarem mais presentes no mercado.

Mas, quando os equipamento avariam, estas lojas nada fazem quanto às reparações ao abrigo da garantia. Esse trabalho (e esse direito) é oferecido pelas marcas, como a Samsung, e as reparações são efetuadas por centros técnicos autorizados pela marca.

O que a loja faz é apenas aceitar o equipamento e, mais tarde, enviar o mesmo para o reparador da marca mais próximo para proceder à reparação, podendo este processo todo demorar um máximo de 30 dias.

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Quando avisados destes procedimentos e dos prazos legais em vigor, muitos consumidores são apanhados de surpresa e acabam por não compreender muito bem o porquê de serem indicados os 30 dias como período máximo e, pior, como é que vão fazer as suas rotinas quando privados várias semanas dos seus equipamentos.

Foi a pensar nestes obstáculos todos, e de forma a facilitar o consumidor, que a Samsung decidiu apostar ainda mais nos serviços técnicos em Portugal – realizados pela DECSIS (reparador autorizado da marca) – começando pela renovação do centro de assistência de Lisboa.

A ideia da marca é oferecer mais serviços, maior conforto e mais rapidez nas reparações dos equipamentos dos seus clientes. Claro que em tempo de pandemia todo o processo foi pensado também de forma a oferecer mais medidas de segurança e de higienização de produtos tanto para os clientes como para os funcionários.

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Vantagens oferecidas pela Samsung nos centros de reparação

Com o objetivo de dar uma resposta mais rápida às necessidades dos consumidores, a empresa sul coreana acredita que o serviço pós-venda dedicado é um elemento-chave.

Com isto, a Samsung oferece alguns benefícios aos consumidores, na zona de Lisboa, que se desloquem até ao centro DECSIS com os equipamentos móveis:

  • Reparações muito mais rápidas e “na hora” com o objetivo de conseguirem devolver o produto ao cliente num período de até 2 horas (serviço condicionado pela disponibilidade de peças para o equipamento em questão)
  • Apoio à configuração, atualização e personalização do smartphone Samsung assim como aconselhamento e demonstração do uso de ferramentas de apoio.
  • Serviço de agendamento prévio para que o cliente não tenha de ficar à espera da sua vez.
  • Estacionamento dedicado a cliente do centro de assistência.
  • Recolha e entrega em casa do cliente para que o mesmo não tenha de se deslocar.
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Se o equipamento móvel tiver sido adquirido num revendedor, basta apresentar a fatura de compra no centro autorizado que o processo será todo realizado ao abrigo da garantia legal e, se estiver tudo dentro dos conformes, são aplicadas as mesmas regras e procedimentos dos equipamentos deixados nas lojas de compra para reparação.

Processo de reparação dentro de garantia nas lojas

Todos os equipamentos adquiridos em Portugal, neste segmento, têm, à partida, dois anos de garantia para qualquer avaria que possa surgir (estando excluído os danos no equipamento e qualquer tipo de utilização que vá contra as indicações do fabricante).

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Esta regra poderá variar de marca para marca quando se trata de equipamentos adquiridos para uso empresarial (ou seja, com a fatura de compra emitida em nome de empresa e com o contribuinte da mesma) que, por norma, reduzem o tempo de garantia oferecido.

Mas, ao ter um problema com o equipamento e dirigir-se à loja onde comprou o aparelho (um revendedor) o cliente terá então de iniciar um processo de reparação junto da loja. De seguida, após dar seguimento ao processo, a marca procede à recolha em loja (que pode acontecer no dia seguinte ou em datas pré-definidas com as lojas).

Isto significa que, muitas vezes, os equipamentos só seguem para o centro de reparação dias depois de serem deixados nas lojas. Isto porque nem todas as marcas conseguem garantir uma recolha diária de equipamentos avariados em todos os revendedores.

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Após o produto ser expedido, é entregue no centro de assistência que, poderá, ou não, começar logo de imediato a tratar do seu equipamento. Esta parte vai sempre depender de quantos produtos são entregues no mesmo dia e do fluxo de trabalho existente, sendo dada prioridade aos equipamentos que estão mais próximos de atingir o limite estipulado para dar como concluída a intervenção.

Depois de arranjado e de estar pronto para ser devolvido à loja, segue-se uma nova recolha e uma nova entrega. Logo de seguida a loja envia então o aviso ao cliente de que o equipamento está pronto para ser levantado.

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Processo mais demorado em loja

Comparando os dois processos, é notório que o processo em loja é mais demorado e poderá causar mais transtornos ao cliente que se vê privado de utilizador o equipamento adquirido por mais tempo.

Mesmo que o centro de assistência consiga ser rápido na reparação, vai sempre demorar, no mínimo, mais dois dias que o processo junto do reparador. Pois existe sempre o primeiro dia para o equipamento ser expedido para o centro de assistência e o segundo para ser devolvido à loja.

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Em comunicado, Luís Castro, Diretor de Serviços da Samsung, explicou que a ideia da marca é aproximar-se mais dos cliente e garantir uma experiência única desde o momento de compra até ao serviço-pós venda.

“Queremos estar mais próximos do consumidor atual e para que isso aconteça é fundamental oferecer um serviço personalizado de excelência de A a Z. O novo Centro vem confirmar o compromisso da marca Samsung para com os seus consumidores e uma clara aposta na oferta de uma experiência única desde o processo de compra até ao serviço pós-venda sempre com a garantia de máxima qualidade”.

O serviço disponibilizado pela Samsung não é exclusivo da marca sendo que a grande maioria permite um processo semelhante no que diz respeito ao consumidor dirigir-se diretamente à marca ou ao reparador em vez de ir até à loja de compra.

Informações Centro de Assistência de Lisboa (DECSIS):

Morada: R. Alfredo da Silva 16, 2614-509 Amadora
Horário: dias úteis 9h às 18h / sábado 9h às 13h
Pre-booking: Evite filas e faça um pré-agendamento antes de deslocar-se à Assistência Técnica, ligue para 808 207 267, dias úteis das 9h às 20h

Informação adicional sobre o serviço pós-venda da Samsung: www.samsung.com/pt/support/

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