Programas de vapor numa máquina de lavar a roupa: Para que servem? Quando devem ser usados?

As máquinas de lavar roupa apesar de manterem a mesma função dos primeiros modelos, têm vindo a desenvolver cada vez mais novas formas de lavar a roupa e de ajudar o consumidor a manter os tecidos saudáveis por mais tempo.

Algo que começou a tornar-se mais comum nas máquinas de lavar roupa são os programas de lavagem com vapor, que por norma estão incluídos em modelos que possuem, também, um programa dedicado apenas a refrescar a roupa com vapor.

whirlpool lavar roupa vapor
Publicidade

Apesar de se tornar algo comum, os consumidores continuam um pouco sépticos quanto a estes programas e, no momento da compra, não parecem mostrar grande interesse no facto de estarem a olhar para uma máquina com esta funcionalidade.

O que significa lavar as roupas num programa com vapor?

Primeiro que tudo, há que perceber que utilizar um programa com vapor não vai afetar, diretamente, a lavagem das nódoas de forma direta.

Isto porque existem duas formas de utilizar o vapor nas máquinas de lavar roupa: para refrescar a roupa ou para auxiliar na lavagem da mesma.

No caso de um programa de lavagem com esta tecnologia, o que acontece é que a máquina vai realizar a lavagem tradicional da roupa, com água, detergente, amaciador, mas vai acrescentar o vapor pelo meio do ciclo de forma a ajudar a eliminar a grande maioria das bactérias e odores que podem estar entranhados nas fibras dos tecidos.

samsung vapor 99 vapor

No caso de querer apenas refrescar a roupa, o que acontece é que será apenas utilizada água, que será fervida no interior da máquina e o vapor vai ser injetado diretamente no tambor de forma a eliminar bactérias e odores que possam estar na roupa sem deixar a mesma encharcada. No entanto, esta opção não vai propriamente lavar a roupa que estiver na máquina, mas vai permitir utilizar aquelas peças minutos após o término do programa.

Esta é uma tecnologia interessante para quem costuma ter problemas de alergias ou para quem ainda tenha crianças em casa, pois estes programas ajudam a reduzir os alergénios em 99%.

Além disso, os programas deste género costumam, por norma, oferecer um resultado final com roupa menos vincada e fácil de engomar, podendo mostrar-se como uma boa ajuda nas tarefas diárias de quem utiliza muita roupa que facilmente fica marcada na máquina e rouba inúmeros minutos quando estamos a passar a ferro.

Mantenha os tecidos saudáveis por mais tempo

Os programas que recorrem ao uso do vapor durante a lavagem, ajudam a preservar a qualidade dos tecidos por mais tempo.

Ao entrar na roupa de forma mais suave e sem danificar, este tipo de limpeza ajuda a que a que a máquina não necessite de fazer um programa mais intensivo para obter os mesmo resultados, ajudando assim a proteger a roupa e a manter os tecidos por mais tempo.

candy lavagem vapor jpg vapor

Além disso, por muito entranhado que um cheiro possa estar num tecido, o vapor é uma ótima forma de obrigar as fibras o tecido a ficarem mais abertas e permite, assim, uma lavagem mais profunda e eficaz, capaz de remover a grande maioria dos odores que possam estar entranhados.

Atenção ao que coloca na máquina

Como qualquer tipo de lavagem de roupa, é necessário manter a atenção aos tecidos que são colocados dentro do equipamento para passarem por uma lavagem com vapor, uma vez que nem todos os tecidos podem ser lavados nestes programas.

Assim sendo, apesar das vantagens que este tipo de lavagem pode oferecer, há que ter em atenção que os diferentes programas vão fazer a lavagem com água a diferentes temperaturas e que nem todos os tecidos podem levar com temperaturas durante a lavagem.

hisense maquina lavar roupa

Além disso, os programas desenvolvidos com o intuito de apenas refrescar a roupa, não vão ser eficazes para oferecer um resultado de limpeza eficaz. Estes programas não usam detergente pelo que não são feitos para lavarem a roupa, mas sim para dar um pequeno arejamento e limpeza superfícial.

O consumidor deverá evitar colocar na máquina couro, camurça, penas, vestuário com PVC e roupas com pérolas ou lantejoulas, sendo estes o principais tecidos a evitar o contacto com os programas de vapor. No entanto, reforçamos, deverá sempre consultar as etiquetas das roupas para saber melhor o que colocar em cada ciclo de lavagem.

Nem tudo é um ponto positivo quando se fala de vapor

Apesar das inúmeras vantagens que uma lavagem de roupa com vapor podem trazer para as roupas e para o próprio utilizador, existe também o lado menos positivo desta tecnologia.

Recorrendo a uma lavagem, por norma, com alguma temperatura na água, automaticamente as lavagens a vapor não vão ser as opções mais económicas presentes nas máquinas de lavar a roupa.

Não vão, também, fazer disparar a conta da luz ou da água, mas definitivamente não vão permitir manter a eficácia energética que a marca anuncia na etiqueta energética.

aeg lavagem vapor vapor

Além disso, o uso de vapor, nas máquinas em que pode ser acrescentado a programas normais de lavagem, vai sempre aumentar um pouco mais o tempo de lavagem, podendo o programa habitual de cerca de 2 horas passar a durar 2 horas e 30 minutos (por exemplo).

De forma a manter o equilíbrio entre eficácia de lavagem e eficiência energética, o ideal será ponderar quais as roupas que necessitam de um cuidado extra e aquelas que podem manter-se como sempre foram lavadas.

Desta forma, é possível equilibrar os dois tipos de lavagem e jogar com o vapor a favor do que melhor serve o consumidor, sem fazer aumentar o consumo da máquina de lavar roupa nas contas do fim do mês.

Participe no passatempo:
giveaway tribit stormbox micro 2

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X