Os Prós e Contras de uma Vida sempre Conectada: Saúde e Tecnologia

A tecnologia está hoje presente em praticamente todos os momentos da nossa vida.

Embora possa ser uma grande ajuda no nosso dia-a-dia, traz também alguns riscos para a nossa saúde quando não gerida ou equilibrada da melhor forma.

tecnologia computador smartphone
Publicidade

Conheça os prós e os contras de viver uma vida conectada

Neste artigo, iremos analisar os benefícios e as desvantagens de viver uma vida constantemente conectada, bem como isso afeta a nossa saúde física e mental.

Prós:

  • Conectividade melhorada: Estar sempre “ligado” permite-nos manter contacto com amigos e familiares que vivem longe. Redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram tornam simples a tarefa de nos mantermos atualizados sobre eventos atuais, tal como compartilhar experiências pessoais com os nossos amigos e pessoas de todo o mundo. Afinal de contas a cobertura das operadoras e a tecnologia têm vindo a fazer grandes progressos nos últimos tempos, tornando real o conceito de aldeia global.
  • Conveniência: Podemos ter acesso a informação, fazer compras online e até mesmo trabalhar de qualquer lugar do mundo e a qualquer momento, graças aos smartphones e outros dispositivos digitais e tecnologias. Consequentemente tornando a nossa vida mais fácil e eficiente.
  • Entretenimento: Os dispositivos digitais criaram um universo inteiramente novo de possibilidades de entretenimento. Com o apertar de um botão ou um toque num ecrã, podemos assistir a filmes e programas de TV, ouvir música, jogar jogos, enfim a escolha é ampla tendo toda uma panóplia de opções à nossa disposição.

Contras:

  • Estilo de vida sedentário: Um dos problemas mais graves de estar sempre conectado é que pode levar a um estilo de vida sedentário. Passar longos períodos em frente a um ecrã pode levar à inatividade física, o que pode contribuir para a obesidade e outros problemas de saúde associados a este estilo de vida cada vez mais comum.
  • Privacidade do sono: Estar constantemente conectado pode contribuir para a privação do sono, já que podemos sentir a necessidade de verificar os nossos telefones ou responder a mensagens independentemente das horas que são. A privação do sono pode ter um efeito adverso na nossa saúde e bem-estar, incluindo alteração do nosso humor, níveis de energia e desempenho cognitivo.
redes sociais

As redes sociais podem ser uma espada de dois gumes em termos de questões de saúde mental. Embora a tecnologia tenha a capacidade de nos fazer sentir mais conectados e próximos das pessoas, também pode causar sentimentos de solidão, preocupação e tristeza.

O uso excessivo de redes sociais tem sido relacionado com problemas de saúde mental e a níveis elevados de stress, de acordo com vários estudos.

Olhar regularmente para ecrãs pode causar cansaço ocular e outros problemas visuais, incluindo olhos secos, visão desfocada e dores de cabeça.

A dependência da tecnologia é uma preocupação crescente, com muitas pessoas tendo mesmo dificuldades de se desconectar dos seus dispositivos. Podendo  resultar em uma variedade de problemas, como isolamento social, tristeza e ansiedade.

tecnologia realidade virtual VR

Portanto, como podemos encontrar um bom equilíbrio?

  • Estabelecer limites: É fundamental definir limites no que toca ao uso da tecnologia, tanto em termos de quanto tempo gastamos nos nossos dispositivos tal como quando os usamos. Estabelecer limites em torno de e-mails e notificações de trabalho é crucial e é extremamente importante tentar desconectar por algumas horas todos os dias.
  • Faça pausas: Fazer pausas regulares pode ajudar a mitigar os efeitos nocivos de estar constantemente conectado, tanto na nossa saúde física quanto mental. Faça pausas regulares do ecrã do seu computador para esticar o corpo, caminhar e movimentar-se.
  • Praticar Mindfulness: Este conceito pode ajudar-nos a mantermo-nos presentes, especialmente           numa sociedade em que estamos sempre ligados. Utilizar a meditação, yoga ou outras práticas de Mindfulness para reduzir o stress e aumentar o bem-estar geral pode ser a ajuda na sua vida que nunca soube que precisava.
  • Interacções Presenciais: Embora a comunicação digital seja prática, é fundamental reservar algum tempo para estar com amigos e familiares em pessoa. Isto pode ajudar a aliviar possíveis sentimentos de solidão, ao mesmo tempo que melhora o nosso bem-estar mental e emocional.

Ao fim e ao cabo, estar sempre ligado tem vantagens e desvantagens como tudo na vida. Embora a tecnologia nos dê a possibilidade de estarmos mais conectados, ser mais convenientes e também ser mais facilmente entretidos, pode também contribuir para um estilo de vida sedentário em que a privação de sono e problemas de saúde mental estão constantemente à espreita.

No entanto é possível sim manter um equilíbrio saudável entre as nossas vidas online e offline e melhorar a nossa saúde e bem-estar geral estabelecendo limites à tecnologia, fazendo pausas, praticando Mindfullness e estando no presente, conceito que nos parece cada mais distante verdade seja dita.

minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory