Proteja os dados da sua organização com estas 5 dicas da Eurotux

A Eurotux, empresa especializada na implementação de tecnologias de informação à medida, partilhou algumas regras de ouro para que os dados das diferentes organizações possam permanecer em segurança, uma vez que este é o ativo mais importante das empresas.

A Eurotux conta na sua oferta com a implementação de estratégias de Data Loss Prevention (Prevenção contra Perda de Dados ou DLP).

data breach seguranca informatica hacker surfshark ransomware dados roubo malware phishing dados
Publicidade

Perda de dados poderá influenciar a credibilidade das empresas

Com o crescente número de ataques informáticos que se tem sentido nos últimos anos, as empresas têm-se visto obrigadas a salvaguardar da melhor forma possível aquilo que as mantém no ativo, os dados armazenados.

Ataques de ransomware e roubo de informação interna por parte de colaboradores tem sido uma constante entre várias organizações, como adianta a Eurotux, em comunicado. As consequências destas ações são consideráveis para as empresas, seja por questões de perda de confidencialidade de informação sensível que sejam extraídas/roubadas, ou por violação de Dados Pessoais.

data loss, dados, ciberseguranca, informatica, ransomware, hack

Para além das consequências imediatas (indemnização por perda de informação confidencial – da empresa ou dos clientes/parceiros), as organizações podem adicionalmente ter de pagar multas por incumprimento de legislação (como é o exemplo do RGPD).

Assim, a Eurotux reforça que a prevenção da perda de dados é fundamental, sendo que, para tal acontecer, as organizações precisam de conhecer e documentar quais as informações sensíveis/confidenciais que têm armazenadas, assim como a localização desses ficheiros e se estão com a devida classificação.

As melhores práticas de prevenção da perda de dados, segundo a Eurotux

Para a Eurotux, existem 5 práticas que devem ser cumpridas de forma a prevenir eventuais perdas de dados dentro de uma organização.

image 13 dados

Identificação e classificação de dados

De maneira a proteger a informação sensível de forma mais eficaz, é necessário perceber com alguma exatidão que tipos de dados existem armazenados na empresa. As tecnologias de Data Discovery conseguem analisar todos os repositórios, conferindo visibilidade sobre o conteúdo que deve ser protegido.

Após este passo, devem ser definidos níveis de classificação (por exemplo: público; interno; confidencial) e devem ser aplicadas as devidas classificações correspondentes aos documentos analisados.

scott graham 5fNmWej4tAA unsplash dados

Após este processo, seja através de controlos manuais ou tecnológicos, devem ser aplicados controlos que previnam o manuseamento de determinada informação. Ou seja, impedir que aquele tipo de dados seja movido, copiado, impresso ou acedido sem a devida autorização.

A encriptação é fundamental

Além da classificação e dos tradicionais privilégios de acesso a ficheiros mais sensíveis numa organização, estes devem também contar com algum tipo de proteção extra, como é o caso da cifra.

Tenha ainda em atenção que se forem utilizados dispositivos portáteis para transportar dados sensíveis, deverão ser utilizadas soluções de disco encriptado, de forma a que quando estes estiverem desligados esteja assegurada a proteção de toda a informação que armazenam.

markus spiske Skf7HxARcoc unsplash dados

Uma das tecnologias de encriptação mais utilizadas em sistemas Microsoft é o BitLocker, que complementa o EFS disponibilizando uma camada adicional de proteção de dados armazenados em dispositivos Windows. O BitLocker protege os terminais perdidos ou roubados contra roubo ou exposição de informação e oferece uma eliminação segura de todo o conteúdo quando se desativa um dispositivo.

Definição de papéis dentro da empresa

Cada funcionário deve ter um papel muito bem definido dentro de uma organização. Este é um passo essencial no que diz respeito à política de prevenção da perda de dados.

tecnologia computador smartphone

Deve ser criada uma estratégia onde seja especificado quem é o proprietário de cada tipo de dados, quais os membros da equipa de segurança de TI que são responsáveis por que aspetos da implementação da estratégia de DLP e como e quando devem responder em caso de possíveis perdas de dados.

Apostar na automação

Para a Eurotux, a automatização de processos de DLP é algo quase fundamental para proteger a informação sensível. Quanto maior for essa automatização maior a facilidade de implementação em toda a empresa.

Os processos manuais de DLP têm um âmbito limitado e não podem ser redimensionados para satisfazer as necessidades de ambientes informáticos, com a exceção dos mais pequenos.

Living Offices Eurotux high res for print 015 dados
Critical Manufacturing for Living Offices © André Henriques www.ahphoto.pt

A automação simplifica este tipo de processos ao mesmo tempo que garante escalabilidade e facilita a gestão da política de Prevenção Contra a Perda de Dados. Esta implementação vai permitir de forma mais fácil identificar movimentos suspeitos, como por exemplo, identificar quem está de forma recorrente a tentar enviar documentos classificados para o exterior da organização.

Técnicas avançadas são sempre um ponto positivo

Para identificar comportamentos anormais, algumas soluções modernas de DLP complementam análises estatísticas simples e regras de correlação com machine learning e analítica comportamental. A criação de um modelo do comportamento normal de cada utilizador e grupo de utilizadores permite a deteção mais precisa da atividade suspeita. Essa atividade pode resultar em fuga ou perda de dados.

ciberseguranca informatica internet hackers ransomware malware sophos

A Eurotux implementa diariamente estas e outras boas práticas para proteger o ativo mais importante das organizações – os seus dados.

minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory