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Publicidade no ecrã de bloqueio desmentida, mas Samsung enfrenta problemas com a publicidade

Recentemente começaram a surgir algumas imagens que evidenciavam a colocação de publicidade nos smartphones Samsung de gama mais baixa.

Além de um banner nas aplicações de sistema, surgiu também uma imagem de uma publicidade posicionada no ecrã de bloqueio, com a indicação de “15s” no fundo, onde aparentava que o utilizador teria de esperar esse tempo para poder desbloquear o ecrã, num processo idêntico à publicidade nos vídeos de Youtube.

No entanto, apesar do alarme que gerou, esta captura do ecrã é afinal falsa, mas chama a atenção para um problema crescente de publicidade na marca coreana.

Samsung one ui 2.5 publicidade
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Samsung tem adicionado publicidade em peso no seu sistema

A Samsung tomou a decisão, há pouco de tempo, de começar a apresentar publicidade nas suas aplicações de sistema na Coreia no Sul, algo que não muito popular entre os fãs da marca.

De forma a brincar com a questão, um utilizador fez uma montagem com o ecrã de bloqueio onde inseriu um banner de publicidade. Esta imagem foi então partilhada com a origem descontextualizada, levando a algum alarme sobre esta situação.

samsung publicidade one ui

Mas mesmo sendo esta imagem falsa, tal como era intenção do seu criador, levanta a discussão sobre a colocação gradual de publicidade nas aplicações de sistema da Samsung. Várias aplicações como a de chamadas, música, tempo, as Galaxy Apps, a Bixby, a Samsung Health, ou o Samsung Pay, já incluem um banner para apresentar este tipo de conteúdo. Além disso, já é também hábito da marca coreana enviar notificações com campanhas e destaques de produtos e serviços.

Embora a Samsung não seja a única marca a utilizar esta estratégia, a verdade é que é a única que o faz nos modelos topo de gama. Outras marcas referem que colocam publicidade nos modelos mais económicos para fazer face aos custos, mas evitam os topos de gama visto que o seu custo é mais elevado.

Esta estratégia da Samsung tem assim recebido muitas queixas dos seus utilizadores, que começam a achar exagerada a política de monetização da marca.

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