O Consórcio de Energia Sem Fios (WPC) anunciou que a próxima versão do carregamento sem fios Qi está praticamente pronta, marcando o início do futuro do carregamento sem fios, conhecido como Qi2.
Certificação e Disponibilidade para a Época Natalícia
O WPC confirmou que os produtos certificados Qi2 ou Qi v2.0 passaram por testes e certificações e estarão disponíveis para a temporada de compras de Natal. Os iPhone 15 serão os primeiros smartphones a receber a certificação Qi2 com acessórios de marcas como Belkin, Mophie, Anker e Aircharge estão a caminho.
Desafio para os Telefones Android
Embora os iPhones liderem na adoção do Qi2, nenhum telefone Android recebeu a certificação. Espera-se que os fabricantes de Android adiram ao movimento no próximo ano, uma vez que no anúncio de hoje nenhum fabricante de Android foi mencionado.
Velocidades de Carregamento Uniformes
O Qi2 promete velocidades de carregamento uniformes de até 15 W para todos os dispositivos compatíveis. Em comparação, os iPhones atuais atingem apenas 7,5 W em carregadores Qi convencionais, a menos que se utilizem carregadores mais caros com certificação MagSafe. Para os telefones Android, as velocidades variam, atingindo até 15 W em carregadores Qi padrão e reduzindo para 5 W ou menos em carregadores MagSafe.
Dois Perfis para o Mundo Android
Quando esta nova tecnologia chegar ao mundo Android, será apresentado em dois perfis. Sob a etiqueta Qi2, destaca-se o Perfil de Energia Magnética (MPP), baseado na tecnologia MagSafe da Apple, que implica uma ligação magnética aos carregadores para um carregamento eficiente e rápido. Por outro lado, o Perfil de Energia Estendida (EPP), etiquetado simplesmente como Qi, oferecerá uma experiência de carregamento sem fios mais consistente, embora sem a presença de ímanes.
O Futuro do Carregamento Sem Fios com o Qi2
Com o Qi2 na vanguarda da evolução no carregamento sem fios, espera-se que os consumidores desfrutem de experiências de carregamento mais eficientes e rápidas nos seus dispositivos à medida que as marcas adotam esta nova geração de tecnologia.