QOA – O chocolate 100% livre de cacau

O QOA é uma alternativa mais sustentável que o chocolate convencional e, a ideia da empresa, é oferecer ao mercado uma forma de comer chocolate sem recorrer ao cacau e sem perder aquele sabor tão desejado do chocolate.

Após conhecermos o conceito no primeiro dia da WebSummit 2021, conseguimos ter acesso ao kit experimental que a empresa ofereceu após inscrição no site para podermos experimentar as 9 alternativas ao chocolate convencional que a QOA tem, para já, em desenvolvimento.

QOA Supermassive Testkit open_noBackground
Publicidade

QOA é baseado em ingredientes naturais fermentados e tostados

A empresa tem uma missão muito simples: ajudar o planeta a aguentar a elevada procura por cacau que se tem vindo a intensificar na última década, levando a uma degradação dos solos.

Segundo os dados avançados pela QOA, são necessários 24 mil litros de água para produzir 1kg de cacau. Além disso, a empresa alerta ainda para o trabalho infantil que é utilizado nas quintas de produção de cacau em determinadas regiões do mundo.

QOA

Surge então o “chocolate” QOA, a alternativa sem cacau para o chocolate convencional que, segundo a empresa, é “100% natural e livre de qualquer organismo geneticamente modificado ou lacticínios”.

A ideia começou com dois irmãos, a Dra. Sara Marquart e o Dr. Maximilian Marquart, ambos cientistas, que decidiram criar o QOA, em 2021, após uma análise ao consumo de chocolate mundial que obriga a uma produção de mais de 5M de toneladas de cacau por ano.

QOA box

O modo de criar o QOA é com base na ciência e em processos de fermentação de forma a oferecer, futuramente, uma alternativa mais sustentável aos consumidores de satisfazerem os desejos de chocolate sem provocarem um impacto tão grande no meio ambiente.

A experiência sensorial com o QOA

O kit com 9 pequenos chocolates trata-se de toda uma experiência sensorial que a empresa tentou oferecer a quem os testasse pela primeira vez.

Cada pedaço vem num compartimento diferente dentro da caixa. À esquerda, podemos ler as instruções de prova.

QOA test

Através do site indicado, somos levados a experimentar um pedaço de cada vez de forma a podermos saborear cada um dos sabores oferecidos pela empresa. Alguns tratava-se de simples chocolate branco, de leite ou preto (mas sem recorrer ao cacau por se tratar do QOA) e outros mais diferentes com sabores de laranja, matcha e outros.

Durante o teste, devemos beber um pouco de água entre cada chocolate para que possamos limpar o paladar e oferecer uma avaliação mais justa de cada um dos 9 sabores.

QOA test kit

Os QOA são feitos com cores e padrões diferentes do que estamos habituados a ver nos chocolates convencionais para oferecer uma experiência ainda mais diferente a quem os comer.

Nem todos tiveram direito a nota máxima, mas isso depende sempre do gosto de cada pessoa. No entanto, podemos confirmar que o sabor dos QOA em muito se consegue assemelhar aos tradicionais chocolates feitos à base de cacau.

Nos sabores mais tradicionais podemos mesmo arriscar a dizer que, se estivermos distraídos, nem se consegue perceber a diferença entre o QOA e o chocolate. A grande diferença que conseguimos sentir é que o QOA tem uma textura mais suave que a maioria dos chocolates, não oferecendo uma dureza muito grande nem um sabor tão intenso como alguns chocolates.

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory