O QOA é uma alternativa mais sustentável que o chocolate convencional e, a ideia da empresa, é oferecer ao mercado uma forma de comer chocolate sem recorrer ao cacau e sem perder aquele sabor tão desejado do chocolate.
Após conhecermos o conceito no primeiro dia da WebSummit 2021, conseguimos ter acesso ao kit experimental que a empresa ofereceu após inscrição no site para podermos experimentar as 9 alternativas ao chocolate convencional que a QOA tem, para já, em desenvolvimento.
QOA é baseado em ingredientes naturais fermentados e tostados
A empresa tem uma missão muito simples: ajudar o planeta a aguentar a elevada procura por cacau que se tem vindo a intensificar na última década, levando a uma degradação dos solos.
Segundo os dados avançados pela QOA, são necessários 24 mil litros de água para produzir 1kg de cacau. Além disso, a empresa alerta ainda para o trabalho infantil que é utilizado nas quintas de produção de cacau em determinadas regiões do mundo.
Surge então o “chocolate” QOA, a alternativa sem cacau para o chocolate convencional que, segundo a empresa, é “100% natural e livre de qualquer organismo geneticamente modificado ou lacticínios”.
A ideia começou com dois irmãos, a Dra. Sara Marquart e o Dr. Maximilian Marquart, ambos cientistas, que decidiram criar o QOA, em 2021, após uma análise ao consumo de chocolate mundial que obriga a uma produção de mais de 5M de toneladas de cacau por ano.
O modo de criar o QOA é com base na ciência e em processos de fermentação de forma a oferecer, futuramente, uma alternativa mais sustentável aos consumidores de satisfazerem os desejos de chocolate sem provocarem um impacto tão grande no meio ambiente.
A experiência sensorial com o QOA
O kit com 9 pequenos chocolates trata-se de toda uma experiência sensorial que a empresa tentou oferecer a quem os testasse pela primeira vez.
Cada pedaço vem num compartimento diferente dentro da caixa. À esquerda, podemos ler as instruções de prova.
Através do site indicado, somos levados a experimentar um pedaço de cada vez de forma a podermos saborear cada um dos sabores oferecidos pela empresa. Alguns tratava-se de simples chocolate branco, de leite ou preto (mas sem recorrer ao cacau por se tratar do QOA) e outros mais diferentes com sabores de laranja, matcha e outros.
Durante o teste, devemos beber um pouco de água entre cada chocolate para que possamos limpar o paladar e oferecer uma avaliação mais justa de cada um dos 9 sabores.
Os QOA são feitos com cores e padrões diferentes do que estamos habituados a ver nos chocolates convencionais para oferecer uma experiência ainda mais diferente a quem os comer.
Nem todos tiveram direito a nota máxima, mas isso depende sempre do gosto de cada pessoa. No entanto, podemos confirmar que o sabor dos QOA em muito se consegue assemelhar aos tradicionais chocolates feitos à base de cacau.
Nos sabores mais tradicionais podemos mesmo arriscar a dizer que, se estivermos distraídos, nem se consegue perceber a diferença entre o QOA e o chocolate. A grande diferença que conseguimos sentir é que o QOA tem uma textura mais suave que a maioria dos chocolates, não oferecendo uma dureza muito grande nem um sabor tão intenso como alguns chocolates.