Quais as alternativas ao Google Stadia?

Para desilusão de muitos fãs do cloud gaming, o Google Stadia chegou ao fim e será desligado permanentemente a partir do dia 18 de janeiro de 2023.

Se era um utilizador ou curioso desta plataforma, fique a conhecer as alternativas a este serviço de jogos.

Google Stadia terminou. Quais as alternativas?

Embora fosse mais ao menos esperado este desfecho face às movimentações recentes da Google, foi anunciado ontem o fim do Google Stadia.

Pouco depois de serem apresentadas grandes novidades, como uma nova interface e novos jogos, a empresa americana surpreendeu os seus utilizadores ao anunciar a descontinuação deste serviço.

google stadia
Publicidade

Se era um fã desta plataforma e do conceito, surge agora a dúvida referente às alternativas a utilizar para continuar a jogar os principais títulos através de qualquer dispositivo.

Fique a conhecer algumas plataformas semelhantes que poderá optar para continuar a jogar.

Xbox Cloud Gaming

Uma das mais fortes alternativas ao Google Stadia é a plataforma de jogos da Microsoft.

O Xbox Cloud Gaming oferece um extenso catálogo de jogos, com opções para todos os gostos, onde inclui os títulos da Eletronic Arts.

A grande desvantagem face à plataforma da Google prende-se na mensalidade. Enquanto no Stadia é possível comprar jogos e jogá-los de forma gratuita sem ser necessário uma subscrição Pro, no caso do xCloud já não funciona assim.

microsoft xbox cloud gaming

Esta plataforma obriga ao pagamento de uma mensalidade para aceder aos jogos, não havendo a possibilidade de os comprar e jogar fora desta modalidade.

O jogador fica assim obrigado a pagar mensalmente para aceder aos jogos. Necessitará assim de subscrever o Xbox Game Pass Ultimate que tem um custo mensal de 12.99€.

xbox cloud gaming

Geforce Now

Outra plataforma de cloud gaming idêntica ao Google Stadia é o GeForce Now.

Esta plataforma pertencente à Nvidia apresenta um modelo mais parecido ao serviço da Google.

Tal como o Stadia, é necessário comprar as versões digitais dos jogos na Steam ou na Origin de forma a poderem ser posteriormente jogadas online.

geforce now 2

No entanto, no plano grátis existem algumas limitações. Apenas é possível jogador durante uma hora seguida e com acesso básico aos servidores, ou seja, pode ser necessário esperar para se conseguir jogar.

O GeForce Now tem um custo de 9.99$ por mês (8.33$ se for comprado o pack de 6 meses) na versão Priority e 19.99$ (16.67$) por mês na versão RTX 3080 para melhor qualidade.

O GeForce Now está disponível para Windows, MacOS, Android, Android TV, iPhone e iPad (Via Safari), Chrome, Edge e LG TV.

geforce now

Amazon Luna

Embora ainda numa fase inicial, o Amazon Luna é outro serviço de Cloud Gaming que está a surgir no mercado.

Esta plataforma permite aceder a um catálogo de jogos mais básico com uma subscrição Amazon Prime e a outros jogos mediante subscrição (ex. Catálogo Ubisoft custa 17.99$).

Por agora esta plataforma está só disponível nos Estados Unidos, pelo que será necessário um VPN para poder ser utilizada.

amazon luna

Google Stadia vai estar disponível até dia 18 de janeiro e irá devolver valor das compras de jogos e hardware

Embora deva começar a procurar alternativas ao Google Stadia, este irá continuar a funcionar até dia 18 de janeiro de forma a que ainda possa usufruir dos seus jogos.

google stadia

Entretanto, a Google tem já em marcha um plano para devolução de todos os valores gastos em jogos e hardware, procurando indemnizar os jogadores por perderem o acesso aos títulos digitais já adquiridos.

minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory