No mercado existem cabos USB-C para todos os gostos e carteiras.
Fique a conhecer a diferença entre os cabos económicos e os cabos mais caros.
Raio-X mostra diferença entre diversos cabos USB-C
Quando se procura um cabo USB-C para carregar o smartphone, existem diversas opções para vários preços e exigências.
Com o lançamento dos iPhone 15 com este tipo de conector e do cabo Apple Thunderbolt 4 por 149€, relançou-se o debate sobre as diferenças entre cabos caros e baratos e o porquê de alguns preços serem tão exagerados.
Para explicar esta diferença, a Lumafield comparou diversos cabos e realizou um raio-x a cada um para mostrar as diferenças.
Além do já falado Apple Thunderbolt 4, analisou também um cabo Amazon Basics, conhecido por uma boa relação preço/qualidade, e dois mais económicos das marcas NiceTQ e ATYFUER.
Antes de passar para a análise física destes cabos, foram comparadas as informações conhecidas de cada um:
- Apple Thunderbolt 4 – transferências de dados por Thunderbolt 3, Thunderbolt 4 e USB 4 de até 40 Gb/s, transferências de dados por USB 3 de até 10 Gb/s, saída de vídeo DisplayPort (HBR3) y até 100 W de potência de carregamento.
- Amazon Basics – suporta até 60W e transferências até 480 Mbps.
- NiceTQ – transferências de até 10 Gbps (USB 3.2 Gen 2×1).
- ATYFUER – sem dados de velocidade de transferências.
Para analisar cada um destes produtos, a Lumafiled realizou um raio-x a cada um.
Começando pelo Apple Thunderbolt 4, este inclui um interior muito complexo composto por conjuntos de PCB e 20 cabos independentes, dos quais 10 estão ligados coaxialmente e todos estão soldados à PCBA. Por fim, tudo está ligado a um dispositivo de alívio de tensão.
Passando para os mais económicos, passamos a ter uma estrutura muito simples e básica. No caso da NiceTQ, alguns conectores e pinos estão soltos no plástico e sem blindagem, com alguns pinos a estarem conectados e soldados diretamente aos fios do cabo, não existindo redundância em caso de falha de algum.
Este cabo promete ainda 10 Gbps de velocidade de transferência, embora só possua pinos suficientes para suportar USB 2.0 com velocidade máxima de 480 Mbps.
Quanto ao cabo da ATYFUER, embora possua 24 pinos, apenas 12 estão conectados e também aparenta que a sua configuração seja apenas de USB 2.0.
Por fim, o cabo Amazon Basics traz uma tampa metálica sob proteção plástica para maior proteção e inclui 12 pinos, dos quais 4 estão soltos, e integra também um fio terra.
Este teste mostra que os cabos USB-C mais económicos, embora sejam mais tentadores, poderão não entregar a qualidade que prometem, além de integrarem muito menos proteções e qualidade que alguns modelos mais caros.