Depois do desenvolvimento do Snapdragon Satellite, a tecnologia de comunicações por satélite, os fabricantes Android optaram por não utilizar, por agora, esta solução proprietária.
Face à falta de interesse, a Qualcomm terminou a parceria com a Iridium no desenvolvimento desta tecnologia, alterando o rumo desta parceria para outros planos. Como consequência, a solução centralizada de comunicações por satélite será atrasada.
Qualcomm coloca em pausa o desenvolvimento do Snapdragon Satellite, a sua tecnologia de comunicações por satélite
Depois da Apple anunciar a inclusão da comunicação via satélite nos iPhone, a Qualcomm revelou que estaria também a desenvolver esta funcionalidade, em parceria com a empresa Iridium, para a integrar no Snapdragon 8 Gen 2, com uso de uma antena adicional, e nos futuros processadores.
Depois da tecnologia Snapdragon satellite estar desenvolvida e pronto para uso, a Qualcomm revela que os fabricantes de smartphones optaram por a incluir nos seus equipamentos.
Face a essa falta de adoção, a empresa americana decidiu acabar com os desenvolvimentos do Snapdragon Satellite e terminar a parceria atual com a Iridium para este projeto.
No entanto, isto não quer dizer que as tecnologias de comunicação via satélite não irão chegar aos smartphones Android.
No mesmo comunicado, a Qualcomm revela que os fabricantes preferem uma solução standard em vez de uma solução proprietária, caminho que a empresa vai seguir com a mesma empresa, a Iridium.
Por agora também outras empresas estão a desenvolver as suas próprias tecnologias como é o caso da Vodafone e da Bullitt.