Atualmente, praticamente todo o processamento da IA generativa é realizada na nuvem.
No entanto, as empresas de processadores querem alterar esta realidade, com a Mediatek e a Qualcomm a apontarem para que os seus futuros processadores corram esta tecnologia localmente no smartphone.
Mediatek e Qualcomm querem IA generativa a correr diretamente no smartphone
A IA Generativa é atualmente uma das tecnologias de ponta que tem sido bastante popularizada tanto pelo ChatGPT, Bing AI ou Google Bard.
Embora todo o processamento seja realizado na nuvem, isso poderá estar para mudar em breve.
A Mediatek e a Qualcomm anunciaram recentemente a colaboração com a Meta para a implementação do modelo de grande linguagem Llama 2 ( LLM) nos smartphones equipados com os processadores de ambas as marcas.
Ou seja, a partir do Mediatek 9300, que está planeado para ser lançado no final do ano, deveremos ver já algumas funcionalidades de inteligência artificial a serem integradas no smartphone. A Qualcomm já referiu também anteriormente este objetivo, desconhecendo-se se será já integrado no Snapdragon 8 Gen 3.
Com a IA generativa a correr diretamente no equipamento, o grande ganho está na privacidade, uma vez que todos os dados são corridos localmente em vez de serem partilhados com um servidor remoto.