Depois de muitos rumores, a Qualcomm apresentou finalmente o seu novo processador destinado aos topos de gama do próximo ano.
Conheça o novo Snapdragon 8 Gen 3.
Snapdragon 8 Gen 3 revelado oficialmente
A Qualcomm anunciou hoje o lançamento do seu processador destinado aos smartphones de gama premium, o Snapdragon 8 Gen 3.
Este processador é construído com de litografia de 4 nm, mas com o silício comprimido ao máximo no CPU e NPU para melhor desempenho.
Construído num cluster 1:5:2, integra um núcleo Cortex-X4 a 3.3 GHz, complementado com 5 núcleos Cortex-A720 de desempenho (3 a 3,2 GHz e 2 a 3 GHz) e 2 núcleos de eficiência a 2,3 GHz.
Segundo a Qualcomm, este é 30% mais rápido que o Snapdragon 8 Gen 2.
NPU melhorada com total foco na inteligência artificial
A Qualcomm inclui no Snapdragon 8 Gen 3 a NPU Hexagon que promete ser 98% mais rápido que o modelo anterior e oferecer 40% mais de potência.
Para otimizar para a inteligência artificial, a empresa americana estabeleceu uma parceria com a Meta para utilizar o seu modelo multimodal Llama 2 para que todos os cálculos sejam realizados diretamente no dispositivo.
Isto significa que tudo é calculado ou processador do CPU ou NPU e que não é partilhado com servidores externos.
Seguindo o Tensor G3 da Google, esta nova NPU oferece também capacidades generativas e fotografia computacional.
Desta forma, os developers poderão criar ferramentas como dimensionar objetos na fotografia uma vez tirada ou eliminar o que não queremos, tal como já acontece no Pixel 8 da Google.
Para isso, o próprio processamento da fotografia segmenta a imagem por camadas para realizar um corte ou exclusão preciso de cada elemento no editor.
Este novo processador permite também aplicar o modo noturno em vídeo, assim como usar ferramentas de expansão de fotos graças à inteligência artificial generativa.
GPU melhorada para maior desempenho em jogos
A nova GPU Adreno 750 oferece um desempenho 25% superior ao modelo anterior e é compatível com jogos a 240 frames por segundo.
Adiciona também ray tracing em tempo real acelerado por hardware e tornou-se o o primeiro SoC móvel compatível com o sistema de iluminação em tempo real Lumen do motor Unreal Engine 5.
Foi também lançada a Snapdragon Game Super Resolution, uma tecnologia que permite escalar imagens até 8K sem perda perceptível de desempenho, bem como a Adreno Frame Motion Engine 2.0, uma tecnologia de interpolação de FPS.
Em termos de benchmark, pontua 2.300 pontos no Geekbench em single core e 7.500 pontos em multicore.
Novo modem Snapdragon X75
Para conectividade, conta com novo modem Snapdragon X75.
Este é um modem 5G mmWave, 5G SA e NSA e compatível com redes sub-6 GHz, sendo também compatível com WiFi 7 e Bluetooth 5.4.
Preparado para o melhor hardware de fotografia
Em relação à parte fotográfica, o Snapdragon 8 Gen 3 está preparado para integrar grande parte das tecnologias existentes.
Possui um ISP ‘cognitivo’ triplo de 18 bits , o que significa que é suportado por inteligência artificial.
Graças ao NPU, ele pode realizar uma segmentação de imagens em 12 camadas, tanto em fotografia quanto em vídeo, e o já referido modo noturno em vídeo com resolução 4K e 60 quadros por segundo.
Possui funcionalidades suportadas por IA, como foco automático, exposição automática, equilíbrio de branco automático, detecção automática de rosto ou modo bokeh para vídeo (com resolução de 1080p30fps).
É compatível com sensores de até 200 megapixels e podemos gravar em resolução máxima de 8K a 30 FPS e HDR. Pode capturar vídeo em HDR, HDR10, HDR10+, HLG e Dolby Vision, mas também é compatível com a tecnologia Google Ultra HDR que o Google introduziu com o Tensor G3 e seu Pixel 8.
O Snapdragon 8 Gen 3 deverá estrear, já amanhã, com o Xiaomi 14, mas deverá ser também utilizado em grande parte dos topos de gama dos principais fabricantes Android.