Queixas sobre carros elétricos e Híbridos sobem 84%

Um relatório do Portal da Queixa aponta para um aumento das reclamações sobre o setor automóvel.

De janeiro a outubro, o número regista um crescimento de 48.3%, em comparação com o mesmo período de 2022.

Peugeot, Renault, Dacia e Citroën são as marcas com o maior volume de queixas este ano e o principal motivo de reclamação está relacionado com o sistema de antipoluição (AdBlue), um problema que está concentrado em vários modelos da marca Peugeot.

mobi.e carregar carro eletrico
Publicidade

Carros Elétricos e Híbridos: queixas sobem 84%

De acordo com o relatório, o número de reclamações relacionadas com carros elétricos e híbridos está a aumentar a grande velocidade.

De janeiro a outubro de 2023, as queixas publicadas registaram uma subida de 84%, comparativamente com o mesmo período do ano passado.

Em 2022, uma em cada 13 reclamações publicadas era referente a carros elétricos ou híbridos. Este ano, a média passou para uma em cada 10.

RenaultPeugeot e Hyundai são as marcas que apresentam o maior número de reclamações no enquadramento de veículos elétricos e híbridos.

carregador carro eletrico

Queixas no setor automóvel com crescimento de 48.3%

De janeiro até outubro, o número de reclamações dirigidas ao setor automóvel apresentou um crescimento de 48.3%, comparativamente com o período homólogo de 2022, e um aumento de 44% em relação ao mesmo período de 2021, revela o relatório do Portal da Queixa sobre o setor.

Segundo indica a análise, das 31 marcas analisadas, as francesas PeugeotRenaultDacia e Citroën foram as que registaram o maior volume de queixas em 2023. Somadas, concentram 45.3% de todas as queixas contra o setor.

O estudo coloca no pódio do maior crescimento de reclamações, face a 2022: a Dacia, a BMW, a Renault, a Hyundai e Peugeot.

Principais motivos de reclamação

O principal motivo de reclamação registado, em 2023, está relacionado com o sistema de antipoluição — AdBlue.

O problema está concentrado principalmente na marca Peugeot, responsável por 49% das reclamações sobre este tema.

Já os modelos que mais queixas obtiveram relacionadas com o AdBlue foram: Peugeot 308, Peugeot 3008, Peugeot 5008 e Peugeot 2008.

Os dados indicam que este foi um motivo que cresceu 26.4% em relação ao período homólogo de 2022. 

autoestrada carros

Modelos mais reclamados

Este ano, os modelos que receberam um maior volume de queixas foram: Dacia SanderoPeugeot 2008Peugeot 308Mazda CX-3Dacia Duster e Peugeot 5008.

O maior crescimento fem relação a 2022, foi do Renault Clio, com aumento de 650% no número de reclamações. Na sequência, dois modelos da DaciaDuster (400%) e Sandero (250%).

Análise de perfil do consumidor

Os dados analisados apontam para um predomínio de reclamações registadas por homens: 70%. A média geral de idade é de 47.3 anos, havendo predomínio na faixa dos 45 a 54 anos e 35 a 44 anos.

A nível geográfico, LisboaPorto e Setúbal são os distritos onde mais se reclama contra o setor automóvel.

Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory