Quer saber quanto vai pagar de IMI em 2024? Simule aqui!

Está a planear as finanças de 2024 e quer saber quanto é que irá pagar de IMI da sua casa em 2024?

Faça as contas neste simulador lançado pelo Doutor Finanças.

calculadora euribor credito habitacao 2
Publicidade

Faças as contas ao IMI de 2024 com a calculadora do Doutor Finanças

O Doutor Finanças, lançou o Simulador de IMI 2024, uma ferramenta fundamental para o cálculo deste imposto.

Perceber quanto vai pagar de IMI é essencial para garantir um equilíbrio do orçamento familiar. O valor do imposto está relacionado com diversos fatores como o Valor Patrimonial Tributário (VPT), a situação económica do agregado familiar, e o tipo e localização do imóvel.

As Câmaras Municipais têm o poder de decidir que taxa de imposto será aplicada aos seus munícipes, dentro de um intervalo estipulado pelo Governo. Assim, as taxas podem variar entre 0,3% e 0,45% do VPT para os prédios urbanos. Esta taxa pode, excecionalmente, ir até aos 0,5%. Este ano, 48 autarquias diminuíram o IMI e a esmagadora maioria decidiu atribuir o desconto familiar (que este ano aumentou).

Para saber qual é a taxa praticada no Município em que reside, de forma simples e fácil, pode usar o Simulador de IMI do Doutor Finanças, que apresenta o valor total a pagar e as diferentes formas de dividir o pagamento. A possibilidade de dividir a fatura em prestações depende do valor total que cada pessoa vai ter de pagar.

calculadora euribor credito habitacao

No que diz respeito ao desconto familiar aplicado às famílias, o valor varia consoante o número de filhos, com um mínimo de 30 euros e podendo alcançar o máximo de 140 euros. Contudo, são as diferentes autarquias que decidem se aplicam ou não este desconto. Este ano, das 308 Câmaras Municipais, 245 decidiram praticar este desconto familiar, ainda que algumas só ofereçam esta redução às famílias com três ou mais filhos.

Em 2024, existe ainda uma penalização adicional para todos os proprietários de imóveis que não estão em uso, ou seja, prédios devolutos ou abandonados. Nestes casos, especificamente, as autarquias podem aplicar uma taxa de IMI superior, uma medida que vem reforçar o compromisso do programa Mais Habitação. Em imóveis localizados em zonas de pressão urbanística, o imposto a pagar pode ser elevado em 10 vezes e penalizado em 20% a cada ano.

“Ter uma vida financeira estável implica planeamento. Os impostos são uma componente importante no orçamento de cada um e nunca podem ser desconsiderados. O IMI, pago a partir de maio, é um exemplo. Lançámos este simulador para permitir às famílias antecipar esta obrigação e poder gerir o orçamento mais eficazmente”, refere Sérgio Cardoso, administrador com o pelouro da Academia Doutor Finanças.

Faça já a simulação do seu IMI para 2024 aqui.

minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory