Análise Tp-Link RE505X – um repetidor de sinal compatível com o sistema Mesh

A TP-Link oferece diversas soluções para resolver os problemas de cobertura de rede nas casas, sendo uma delas o RE505X, um repetidor de sinal que pode ser utilizado ainda como Acess Point e criar uma rede Mesh em casa para que não existam interrupções na ligação.

Esta é uma das diversas ofertas da marca e, talvez, uma das mais completas dentro dos moldes do que deve ser um repetidor de sinal mais simples e com capacidades de ligação Wi-Fi 6.

Tp-Link RE505X
Publicidade

RE505X: simples de configurar e com muitas capacidades

Como já é hábito nos produtos da Tp-Link, a configuração inicial dos produtos da marca é do mais simples que existe. Quase que podemos indicar que basta ligar à corrente, abrir a aplicação e carregar em “Seguinte”.

Não é assim tão linear, mas quase que chega a esse ponto. E a configuração do RE505X não é diferentes nesse sentido. Para começar basta tirar o RE505X da caixa e ligar a uma tomada perto do router. Alertamos que deverá ser utilizada uma ficha própria para a ligação deste tipo de equipamentos de forma a fornecer uma ligação mais fiável ao aparelho. Após isso, esperamos cerca de 30 segundos para que as luzes estabilizem e abrimos a aplicação Tether (disponível para Android e iOS).

Tp-Link RE505X

Dentro da aplicação basta adicionar um novo equipamento e o RE505X vai aparecer quase de forma instantânea. Depois será uma questão de seguis os passos, configurar a rede Wi-Fi de casa para o repetidor saiba os dados de acesso e, quase instantaneamente, ficamos com uma nova rede em casa (que poderá ser a mesma que a principal ou ter um nome diferente de forma a criar mesmo duas redes em separado).

Depois do processo concluído, é só levar o RE505X para a ficha desejada e fica pronto a funcionar. A configuração do equipamento não demorou sequer 5 minutos no total.

Funcionalidades extra na aplicação

O controlo do RE505X é feito na totalidade através da aplicação Tether. É aqui que podemos decidir como queremos que o extensor funcione, se queremos recorrer a funcionalidades extra, etc.

Como o RE505X pode ser utilizado como um extensor normal ou como um Access Point, é aqui que podemos escolher qual o modo de funcionamento do mesmo. Basicamente são oferecidas duas opções, a tradicional para que seja um Extensor de Área de Cobertura ou o Ponto de Acesso que permite recorrer a uma ligação por cabo direta ao RE505X e este transformar essa ligação numa rede Wi-Fi.

Dentro da aplicação também encontramos o Assistente de Localização que, tal como o nome indica, vai ajudar os utilizadores a encontrarem a melhor tomada para ligar o RE505X. Consoante a força de sinal obtida, o assistente vai indicar se estamos demasiado perto, demasiado longe ou no sítio perfeito para aumentar o nosso sinal.

É também possível monitorizar todos os equipamentos ligados ao extensor, bloquear algum deles e perceber quais estão a consumir a rede 2.4G e a rede 5G.

A Aplicação permite ainda controlar as luzes LED do equipamento. Desta forma podemos decidir se as queremos ligadas, desligadas ou definir um determinado intervalo de tempo para estarem desligadas (por exemplo durante a noite).

Extensor com sistema OneMesh

Uma funcionalidade em destaque no RE505X prende-se na sua capacidade de fazer parte do sistema OneMesh da Tp-Link.

Tp-Link RE505X

Isto significa que, tendo um router compatível com o sistema (como o Archer AX23) é possível ativar a funcionalidade OneMesh no RE505X e este vai fazer o seu trabalho de forma ainda mais eficaz e sem falhas. O resultado será semelhante ao que é obtido quando utilizamos um sistema Mesh convencional (como por exemplo o Deco P7 que analisámos em tempos).

Desta forma a ligação feita será mais estável no sentido em que a passagem de um ponto de acesso para o outro será feito de forma quase impercetível e sem quebras de ligação como acontece com os extensores mais comuns.

06 large 1620806247150l RE505X

Contas finais

De forma mais resumida, o RE505X mostrou-se uma das melhores opções de extensor de rede que já nos passou pelas mãos.

Isto porque tem um alcance muito bom, uma configuração simples e muitas funcionalidades extra que se destacaram pela positiva e fazem sentido estarem presentes neste tipo de equipamentos.

Tp-Link RE505X

Para casas maiores o facto de podermos utilizar o RE505X como um Ponto de Acesso poderá ser interessante pois facilmente recorremos à ligação por cabo para criar uma rede Wi-Fi em qualquer ponto da casa, no entanto, pode ser utilizado como um extensor normal para ampliar o sinal Wi-Fi existente.

O facto de ser compatível com o sistema OneMesh permite uma maior fiabilidade na ligação que, por vezes, se torna complicada com outros sistemas mais simples que acabam por perder temporariamente a ligação enquanto fazem a passagem de um ponto para o outro. O RE505X permite ainda um maior número de equipamentos ligados em simultâneo quando comparado com modelos mais simples.

Tp-Link RE505X

Se tivermos de apontar um defeito no equipamento terá de ser o facto de ter umas dimensões ligeiramente grandes (74.0×46×124.8 mm) que além de impedir que este passe despercebido quando ligado à ficha, também impede a ligação em determinados locais mais escondidos. Além disso, apesar do tamanho, não tem a possibilidade de ser utilizada a ficha para ligar outro aparelho.

O RE505X é comercializado por um PVP de 69.90€.

Tp-Link RE505X

69.90€
9.3

Configuração

10.0/10

Aplicação

9.0/10

Conetividade

10.0/10

Design

8.0/10

Pros

  • Aplicação com diversas funcionalidades extra
  • Compatibilidade OneMesh
  • Conetividade bastante estável
  • Bom aumento da cobertura Wi-Fi

Contras

  • Design muito grande para determinados locais
  • Não permite ligar outro equipamento à mesma ficha

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade