fbpx

Rede Multibanco celebra hoje 35 anos

Para nós portugueses, ir a um multibanco levantar dinheiro ou realizar uma operação é algo bastante banal e ao qual estamos habituados há imenso tempo.

Esta tecnologia, que é bastante mais avançada quando comparada aos ATM de outros países, é hoje uma das mais avançadas da Europa e celebra hoje 35 anos.

rede multibanco portugal sibs
Publicidade

Rede Multibanco faz hoje 35 anos ao serviço dos portugueses

A Rede de Caixas de Multibanco foi lançada em Portugal a 2 de setembro de 1985, assinalando hoje o seu 35º aniversário.

Considerada como o primeiro grande motor de inovação e digitalização em Portugal, foi evoluindo nos últimos anos até chegar aos dias de hoje com 12 mil terminais de Redes Multibanco e ATM Express, além de acumular 60 funcionalidades ao serviço dos portugueses.

Atualmente, é possível realizar um grande número de operações através deste serviço, como comprar passes e títulos de transportes públicos, carregar telemóveis, pagar serviços, pagar contas de eletricidade, entre outros.

“Portugal deve ter orgulho no que foi feito e no que continua a ser alcançado pelo sistema Multibanco, uma marca 100% nacional, posicionada ao nível do que melhor se faz em termos de tecnologia e economia digital. É uma satisfação para nós podermos ver o crescimento do Multibanco em Portugal e o contributo positivo que trouxe para todos os portugueses ao longo destes últimos 35 anos. Graças à cooperação entre várias entidades foi possível construirmos o que hoje em dia é um dos sistemas de pagamentos mais evoluídos do Mundo. Temos como objetivo continuar a inovar, contribuir para simplificar o dia-a-dia dos portugueses e acelerar a digitalização dos restantes mercados onde estamos presentes”

Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS
rede multibanco portugal sibs

Pagamentos Cashless irão liderar a economia digital

Para o futuro, a SIBS prevê uma economia cada vez mais digital, onde o dinheiro irá ser gradualmente substituído pelo pagamento cashless.

Como prova disso, os últimos dois anos foram de recordes para a Rede Multibanco, ao nível de TPA, de cartões em circulação e de transações efetuadas. No 1º semestre de 2020, foram efetuadas mais de 717 milhões de operações nos ATM e TPA (Terminais de Pagamento Automático) da Rede Multibanco, num total de 36 mil milhões de euros. Também no primeiro semestre de 2020 foi alcançado um recorde histórico no número de TPA disponíveis na Rede Multibanco com cerca de 373 mil.

Para o futuro, a SIBS está também a apostar forte no MBWAY, um serviço que regista já mais de 2,6 milhões de utilizadores que realizam mensalmente mais de 4,5 milhões de compras com MB WAY e mais de 10 milhões de operações, um valor que tem registado um crescimento mensal superior a 10%.

A Rede de Multibancos festeja assim os seus 35 anos com cerca de 12 mil caixas automáticas, mais de 337 mil POS e mais de 23,7 milhões de cartões em circulação, mostrando assim a importância que regista no dia a dia de milhões de portugueses.

Siga o Techbit no Facebook

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade