Redmi Note 12 5G VS Redmi Note 12 Pro 5G – Vale a pena apostar no Pro?

A Xiaomi lançou recentemente a série Redmi Note 12 com diversos equipamentos para todos os gostos, utilizações e carteiras. Desde os modelos mais simples até aos topos de gama da gama média-alta, as opções são interessantes.

O TechBit teve a hipótese de testar o Redmi Note 12 5G e o Redmi Note 12 Pro 5G, uma das versões mais simples e uma das versões mais completas. Apesar de fazerem parte da mesma série, existem algumas diferenças consideráveis entre os dois equipamentos.

Xiaomi Redmi Note 12 Pro 5G VS Xiaomi Redmi Note 12 5G
Publicidade

Agora, a pergunta que fica no ar é: vale a pena apostar no modelo Pro ou ficamos bem servidos com um dos modelos mais simples?

Diferenças internas dos Redmi Note 12

Tratando-se de dois smartphones diferentes, existem obviamente algumas diferenças internas que justificam bem o aumento de preço para a versão pro.

Começando pelo básico, o Redmi Note 12 5G tem no interior um processador Snapdragon 4 Gen 1, que não é um processadores de topo mas pode muito bem aguentar mais tarefas que muitos outros na gama de preços onde se insere. Nos nossos testes, o smartphone conseguiu aguentar jogos mais pesados sem qualquer tipo de travagem. Além disso, está disponível com 4GB de RAM, 6GB ou 8GB.

Xiaomi Redmi Note 12 Pro 5G

Já o Redmi Note 12 Pro 5G aumenta aqui a fasquia ao contar com o processador Mediatek Dimensity 1080 que consegue correr tudo de forma mais suave e, também, fazer uma melhor gestão do sistema e aguentar um melhor processamento de fotografia. Este modelo conta ainda com 6GB de RAM ou 8GB.

O ecrã de ambos é de 6.67 polegadas, com o Note 12 5G a ter um “queixo” ligeiramente maior no que diz respeito a estética, e o modelo Pro a atingir um brilho mais elevado, além de contar com HDR10+ e Dolby Vision.

Xiaomi Redmi Note 12 Pro 5G VS Xiaomi Redmi Note 12 5G

A nível de bateria ambos contam com 5000 mAh e contam com um dia e meio de uso sem grandes problemas, não existindo aqui uma diferença que possa justificar algum investimento extra por parte dos utilizadores mais contidos. A única diferença neste campo é que o modelo base conta com um carregamento de 33W e o Redmi Note 12 Pro 5G aumenta esse valor para os 67W.

A nível de câmaras, contamos com um sensor principal de 48MP no Redmi Note 12 5G, acompanhado de uma ultra grande angular de 8MP e uma macro de 2MP. Já o modelo Pro tem um sensor principal de 50MP e as duas outras câmaras são igual a nível de resolução.

Xiaomi Redmi Note 12 5G

O modelo Pro conta ainda com dois altifalantes enquanto o modelo base tem apenas um, colocado na base do smartphone, que não chega a preencher muito bem os desejos dos consumidores de multimedia. No entanto, o modelo Pro também tem uma ligeira tendência a distorcer o som quando muito alto, então nem sempre compensa ter mais saídas de áudio se estas não forem bem trabalhadas.

Vidro VS Plástico

Como seria de esperar, os dois equipamentos transmitem uma sensação diferente ao pegarmos neles.

O Redmi Note 12 5G tem um corpo de plástico, robusto, elegante, mas que não deixa de transmitir uma sensação menos de topo face ao vidro que encontramos no modelo Pro.

Também o Pro conta com um design mais retangular, em conformidade com outros equipamentos da concorrência que são topos de gama enquanto o modelo base permanece num formato mais arredondado.

Na mão, ambos transmitem uma sensação agradável, sendo o modelo base mais leve devido ao material utilizado e, de certa forma, mais durável pois o vidro poderá quebrar mais facilmente numa queda.

No entanto, a diferença de preços entre os dois equipamentos poderá ser um fator a ter em conta se este for um ponto que não pese na decisão, pois o plástico utilizado transmite tanta confiança como o vidro.

48MP VS 50 MP

Olhando para a folha de características dos dois equipamentos em questão da série Redmi Note 12, a maioria dos utilizadores vai pensar que a diferença de 2MP é para brincar com eles e que não faz diferença nenhuma.

Até certo ponto, estão corretos, os 2MP não fazem diferença algum. Até porque o número de MP não reflete a qualidade final da imagem, mas sim a sua resolução e, neste caso, a hipótese de conseguir armazenar mais informação numa fotografia especifica recorrendo ao modo especial da câmara que ativa esta resolução nos dois equipamentos.

Xiaomi Redmi Note 12 Pro 5G VS Xiaomi Redmi Note 12 5G

Numa utilização do dia a dia, encontramos diferenças consideráveis entre os dois Redmi Note 12. E aqui sim, poderá influência a decisão de compra dos utilizadores.

Um ponto diferente, logo à partida, é que o Redmi Note 12 Pro 5G contam com uma câmara principal com um ângulo maior, conseguindo capturar uma área maior quando comparado com o modelo mais simples.

De forma geral, é possível concluir que existem diferenças consideráveis entre os dois equipamentos no campo da fotografia. Apesar do Redmi Note 12 5G oferecer uma câmara até bastante aceitável para o preço do smartphone, o modelo Pro consegue resultados mais semelhantes à realidade.

Esta é uma das influências dos dois processadores distintos que estes equipamentos têm.

Xiaomi Redmi Note 12 Pro 5G

No modo noturno, o modelo mais simples não consegue oferecer uma imagem minimamente nítida, deixando imenso grão na foto.

Apesar de não ser perfeito, o modelo mais simples consegue oferecer fotografias melhores que outros smartphones mais caros, pelo que poderá ser uma opção a ter em conta se não quiser gastar muito dinheiro e quiser manter alguma qualidade fotográfica. Com a iluminação certa, é possível conseguir um resultado final muito bom.

Vale a pena apostar no Pro?

A pergunta que inquieta os utilizadores no momento da compra vai sempre ter uma resposta pouco direta. Na verdade, o modelo Pro compensa o valor extra de investimento se, de facto, o utilizador for tirar partido do que ganha a mais.

Xiaomi Redmi Note 12 Pro 5G VS Xiaomi Redmi Note 12 5G

A nível de construção, estamos a falar de um equipamento mais robusto e com um toque mais premium, no entanto, também falamos de um material que se vai partir mais facilmente se cair ao chão. Além disso, o plástico utilizado no Redmi Note 12 5G agradou-nos muito e tem um efeito muito bonito (especialmente na cor verde esmeralda que tivemos em testes).

A nível de autonomia, podemos garantir que ambos se vão aguentar igualmente bem, com a pequena diferença de que o modelo pro irá carregar mais depressa que o modelo base. No entanto, isto é um ponto que poderá ser relevante apenas em situações muito concretas.

Já no campo da fotografia, aqui sim, encontramos diferenças consideráveis. No entanto, nem todos os utilizadores necessitam deste toque extra de qualidade e de equilíbrio de cores.

Xiaomi Redmi Note 12 Pro 5G VS Xiaomi Redmi Note 12 5G

Claro que é sempre preferível ter uma fotografia mais detalhada e equilibrada, com tons próximos dos reais e com um bom equilíbrio de brancos (dentro da gama de preço em questão)k, no entanto, se estivermos a procurar um smartphone para alguém que quase não publica fotografias nas redes sociais para além dos jantares de família ou de um momento ou outro mais marcante, será que é importante apostar no modelo Pro?

O mesmo acontece a nível de processamento, claro que é bom podermos ter mais poder na palma da mão, mas podemos garantir que o Facebook, Instagram, TikTok, Shein, Subway Surfers e até mesmo o Pokemon Go, correm sem problemas nos dois equipamentos, portanto a escolha vai ter de depender de quanto a pessoa quer gastar no smartphone e do seu uso diario.

Xiaomi Redmi Note 12 Pro 5G VS Xiaomi Redmi Note 12 5G

A nível de valores, o Redmi Note 12 5G pode ser adquirido por um PVPR a começar nos 329.99€ enquanto o Redmi Note 12 Pro 5G começa com um PVPR de 399.99€. Não é uma diferença de valores muito elevada para os modelos base de cada um, mas é uma diferença que poderá ser importante para muitos consumidores.

Para uma análise mais detalhada de ambos os equipamentos, convidamos os leitores a passarem pela nossa análise completa do Redmi Note 12 5G assim como na análise completa do Redmi Note 12 Pro 5G.

https://techbit.pt/redmi-note-12-pro-5g-quase-topo-gama/
Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

2 comentários em “Redmi Note 12 5G VS Redmi Note 12 Pro 5G – Vale a pena apostar no Pro?”

    • Olá, Nuno
      Obviamente que existem preços mais baixos que os indicados nos nossos artigos. Como costumamos indicar, estes são os PVPR, ou seja, os preços de venda ao público recomendados, depois existem as promoções feitas em diversas lojas e mesmo a possibilidade de mandar vir de outros mercados para pouparmos uns trocos. O KuantoKusta é uma excelente ferramenta para fazer essa comparação 😁

      Obrigado pelo comentário ☺️

      Responder

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory