Redmi Note 13 Pro+ 5G VS Redmi Note 13 Pro 5G – as diferenças e semelhanças

Com uma oferta muito vasta, o mercado dos smartphones começa a ter demasiadas opções à escolha do consumidor.

Mesmo dentro da mesma marca, encontramos uma grande variedade de equipamentos que, à primeira vista, parecem iguais. O caso dos Redmi Note 13 da Xiaomi é um exemplo dessa situação, em que a empresa segmenta a linha em diversos equipamentos que partilham muitas características entre si, mas no fundo são diferentes.

Redmi Note 13 Pro+ VS Redmi Note 13 Pro
Publicidade

Depois de analisarmos, em separado, o Redmi Note 13 Pro+ 5G e o Redmi Note 13 Pro 5G, percebemos que existem, de facto, muitos fatores semelhantes entre eles, mas que a diferença de preço é justificável com as diferenças que encontramos ao testar, lado a lado, os dois smartphones.

O design menos requintado do Redmi Note 13 Pro 5G

Começando pela parte estética, existe uma clara diferença entre os dois equipamentos de topo da linha Redmi Note 13.

Para começar, o Note 13 Pro 5G tem um design mais semelhante à gama do ano passado, com o módulo das câmaras colocado num quadrado na traseira com uma ligeira saliência face à traseira do smartphone.

Já o modelo Pro+, conta com os acabamentos mais elegantes. Na traseira temos apenas as câmaras a criar uma ligeira saliência face à traseira com todos os outros componentes ao nível da traseira.

Redmi Note 13 Pro+ VS Redmi Note 13 Pro

Além disso, o equipamento de topo tem uma traseira arredondada nas laterais assim como o próprio ecrã tem um ligeiro arredondamento lateral, oferecendo assim uma sensação de continuidade a todo o equipamento e tornando-o mais confortável de segurar na mão. Já o Note 13 Pro 5G é desenhado num formato mais retangular, com os cantos arredondados, que lhe confere uma sensação mais robusta, mas torna-se menos confortável quando comparado ao modelo de topo.

Autonomia e carregamento

Este é um ponto em que os dois smartphones em análise conseguem criar alguma divisão de opiniões entre qual o resultado melhor para a utilização no dia a dia.

Isto porque, apesar do Redmi Note 13 Pro+ 5G contar com o carregamento rápido de até 120W, o Note 13 Pro 5G tem uma bateria ligeiramente maior acompanhada por um carregamento rápido de 67W (que continua a ser muito rápido face a outros smartphones concorrentes).

Claro que a diferença entre as duas baterias não é muito grande, com o modelo Pro+ a ter um bateria de 5000mAh e o modelo Pro a contar com a presença de uma bateria de 5100mAh.

Redmi Note 13 Pro+ VS Redmi Note 13 Pro

No entanto, estes 100mAh de diferença levam a que o equipamento de gama mais baixa se consiga aguentar ligado por mais tempo que o topo de gama, apesar de ambos terem uma autonomia muito boa. Por outro lado, o Redmi Note 13 Pro+ 5G consegue ir dos 0% aos 100% em apenas 19 minutos, uma funcionalidade que dá imenso jeito nos dias mais corridos.

Neste ponto, achamos que os dois equipamentos servem o propósito principal, aguentar mais de um dia com uma só carga, podendo depois ser importante perceber se o carregamento mais rápido vai fazer falta ao utilizador no dia a dia ou se é apenas uma característica que nunca será muito utilizada.

A fotografia icónica que perde pontos

No campo das câmaras começamos então a perceber onde está a verdadeira diferença entre estes dois smartphones em análise.

Apesar de o Redmi Note 13 Pro+ 5G e o Note 13 Pro 5G partilharem o sensor de 200MP, ambos provam que não são os números que, de facto importam.

Redmi Note 13 Pro+ VS Redmi Note 13 Pro

No que diz respeito às câmaras, o Redmi Note 13 Pro 5G conta com três traseiras e uma frontal. O sensor traseiro principal é, como em toda a gama Pro, de 200 MP, sendo acompanhado por uma câmara ultra grande angular de 8MP e uma macro de 2MP. A câmara frontal conta com 16MP.

Já o Redmi Note 13 Pro+ 5G tem esse mesmo sensor principal de 200MP acompanhado por uma Ultra Grande Angular de 8MP e uma câmara para macro de 2MP. Na parte da frente encontramos uma câmara de 16MP.

Olhando apenas para os números, parece que estamos perante o mesmo conjunto de câmaras e que, como tal, os resultados obtidos vão ser iguais. Infelizmente, não funciona assim e aqui notam-se grandes diferenças entre os dois smartphones.

Durante o dia, não há dúvidas que ambos os smartphones oferecem fotografias de muito boa qualidade. Os dois equipamentos conseguem entregar um céu muito bonito, bons detalhes em todo o lado de forma geral e um bom equilíbrio de brancos, com o Note 13 Pro+ 5G a carregar ligeiramente mais nos contrastes de forma a conseguir uma imagem final mais destacada.

No que diz respeito ao zoom, o modelo de topo consegue entregar uma definição melhor e com ligeiramente melhor equilíbrio de cores que o Redmi Note 13 Pro 5G. No entanto, de forma geral, durante o dia os dois equipamentos entregam um resultado bastante positivo e que pouco se nota a diferença entre os dois.

No que diz respeito aos objetos mais próximos da câmara, ao contrário do que seria de esperar, o Redmi Note 13 Pro 5G conseguiu lidar melhor com os objetos mais próximos que o modelo superior. O foco foi mais bem conseguido e permitiu manter uma parte principal em destaque, enquanto o modelo Pro+ não conseguiu focar a primeira imagem no mesmo local, obrigando a várias tentativas e à mudança de ângulo para conseguir chegar próximo do mesmo resultado.

Quando começamos a retirar a luz natural da imagem começamos então a perceber onde está a verdadeira diferença nas câmaras dos dois equipamentos.

Com o modelo de topo a imagem mais escura consegue ter mais detalhes e, mesmo durante o momento em que estamos a fotografar, o Pro+ permitia ter uma ideia geral de como ia ficar a fotografia final enquanto o modelo Pro mostrava uma imagem muito mais escura.

Não se tratando de nenhum campeão da fotografia noturna, o Redmi Note 13 Pro+ 5G consegue oferecer resultados muito melhores que o modelo mais em conta, mostrando aqui a verdadeira diferença dos dois módulos de câmara presente nos equipamentos.

Preços e mais detalhes

A nível de ecrã os dois smartphones contam com um painel AMOLED de 6,67 polegadas com uma taxa de atualização de até 120Hz e um brilho máximo de 1800 nits. Neste ponto, a Xiaomi esmerou-se, pois os ecrãs desta gama estão muito bem conseguidos, transmitindo uma sensação e envolvência equivalentes a gamas superiores.

A nível de peso, apesar de ter um design mais robusto, o Note 13 Pro 5G pesa apenas 187g quando comparado com as 204,5g do Note 13 Pro+ 5G, uma diferença entre os dois que vai ter um certo impacto nas utilizações mais longas.

Redmi Note 13 Pro+ VS Redmi Note 13 Pro

Já os processadores utilizados nos dois smartphones são completamente diferentes. Enquanto o modelo de topo utiliza o MediaTek Dimensity 7200 Ultra, o outro recorre ao Snapdragon 7s Gen 2, o que poderá influência muito o pós processamento das fotografias.

Um ponto bastante diferente entre estes dois equipamentos em análise é, obviamente, o preço de cada smartphone.

No caso do Redmi Note 13 Pro 5G o smartphone é disponibilizado com 8 ou 12 GB de RAM e com 256 ou 512 GB de memória interna, com o preço do smartphone a começar nos 399.99€.

Já o Redmi Note 13 Pro+ 5G é disponibilizado nas mesmas duas variantes que o modelo anterior, mas com o preço a começar nos 499.99€.

Poderá ler a análise completa do Redmi Note 13 Pro+ 5G e do Note 13 Pro 5G de forma a obter mais detalhes sobre cada um dos smartphones.

Agradecemos à Xiaomi a cedência dos dois equipamentos para podermos efetuar os devidos testes e comparações.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory