fbpx

Resumo do WWDC 2020 ( Digital Edition )

O ano de 2020 tem sido no mínimo peculiar até no mundo da tecnologia. Mesmo sem os eventos presenciais, os lançamentos não pararam e ontem foi a vez da Apple fazer chegar ao seu público todas as novidades para todas as suas plataformas.

A apresentação WWDC, no entanto, começou numa nota mais séria, tendo Tim Cook referenciado os eventos que estão neste momento a precisar de maior foco e atenção de todos. Destacou tanto o Covid-19, como o racismo e a injustiça sofrida por algumas comunidades em todo o mundo, onde Tim referiu a nova iniciativa por parte da Apple ” Apple´s racial, equity and justice initiative ” no valor de 100 milhões de dólares.

Além disso, destacou também o novo Campus para a comunidade de Devs negra para facilitar a integração no mundo da tecnologia e programação.

WWDC
WWDC 2020
Publicidade

A apresentação foi dividida por cada plataforma existente: iOS, iPadOS, watchOS, tvOS e por fim macOS .

WWDC iOS 14

  • App Library – Forma automática de organização das apps instaladas em pastas tais como as mais usadas, de comunicação e redes sociais.
  • Widgets e Smart Stack – Finalmente é possível personalizar o Home screen com widgets no iOS 14 e até juntar vários num local apenas e com apenas um swipe alternar entre eles.
  • Picture in Picture – Tal como existe nas últimas versões do Android, é possível ver vídeos em miniatura enquanto se usa uma app completamente diferente no grande plano.
  • Siri – Design renovado e mais fluido, menos invasivo e bastante compacto no ecrã, passando agora as pesquisas a aparecem em pop-ups temporários. Existe um maior e melhor contexto nas respostas, é mais fácil responder a mensagens através de áudio e, por fim, existe agora tradução instantânea entre línguas.
  • Messages – Agora é possível fixar as conversas mais importantes no início da lista, assim como grupos e pessoas individuais Existem novas formas de personalização e novos Memojis com novas combinações, penteados opções de idade e também máscaras faciais. Foi também lançada a opção de respostas paralelas numa conversa de grupo, evitando assim confusões, como já é possível no Reddit.
  • Maps – A nova versão do Mapas chegará a mais países como o Reino Unido e o Canadá. Existe agora uma secção de guias para fácil acesso a locais , restaurantes e eventos tudo dentro do novo Mapas no iOS 14. Foi adicionada uma nova opção de transporte nos trajetos para facilitar o movimento de ciclistas, existindo informação de ruas e a vias com prioridade para ciclistas e novos avisos de possíveis escadarias e rampas durante o percurso completo.
  • EV Routing – Ainda dentro do Mapas, mas com a devida importância, a aplicação, em junção com Apple Carplay, sugere rotas tendo em contexto a autonomia do veículo elétrico, o tipo de carregamento, tempo e variações de elevação para automaticamente sugerir a melhor rota com paragens para carregamento sem problemas de ansiedade de autonomias.
  • Car Play – Foram anunciados novos Wallpapers , novas categorias de aplicações. Por fim, a maior novidade é a chave automóvel digital, em cooperação com a BMW e a FORD, onde basta possuir o seu IPhone com NFC para desbloquear o automóvel e conduzir, podendo até partilhar parcialmente ou totalmente o acesso ao carro com amigos e familiares através do iMessage.
  • App Store – As novas App Clip assemelham-se como as Web apps presentes no Android, onde apenas parte da aplicação é descarregada.
ios 14

WWDC iPadOS

  • Widgets . O mesmo redesenho no iOS 14 continua no novo iPadOS.
  • Side Bar – Menu contextual adicionado em varias apps nativas para melhor navegação e organização.
  • Search Bar – O novo design da barra de pesquisa é menos intrusivo, mais intuitivo e inteligente.
  • Scribble – Conversão automática de escrita com a apple pen para texto.
ipadOS 14

WWDC watchOS 7

  • Multiple complications – Agora nas watchfaces é possível maior customização para cada pessoa permitindo talhar a seu gosto.
  • Face Sharing – Agora é possível a partilha de watchfaces com o Apple Watch na Store, num website ou até partilha direta por um amigo ou familiar.
  • Workout – Mais opções de tracking para novas atividades como dança e tracking de calorias para exercicios de força.
  • Fitness – Novo design na app no novo iOS 14 com foco nas actividades mais usadas e novo nome de Activity para Fitness.
  • Sleep – Numa futura atualização será possível obter informações sobre a quantidade e qualidade do sono. Paralelamente, será implementando o Wind Mode, onde o utilizador pode configurar a hora de dormir, fazendo com que tanto o telemovel como o Apple Watch reduza o número de atividades e o brilho do ecrã de modo a entrar em ” Sleep Mode “.
  • Hand wash detection – Com watchOS 7, o Apple watch será o primeiro smartwatch a detectar automaticamente a lavagem das mãos e consequentemente a ativar um timer para ajudar a uma correta lavagem num período onde a higiene pessoal tem uma importância reforçada.
watchOS 7

WWDC macOS Big Sur

  • Evolução nas animações, aspeto e icones – O macOS herdou agora alguns dos ícones do iOS e teve algumas melhorias nas animações e transições, assim como na dock, no finder e nas janelas das aplicações.
  • Central de controlo – Inspirada no iOS, esta nova zona centra os principais comandos do sistema para que seja possível ter um acesso mais rápido. Esta secção recebeu também o suporte para widgets.
  • Melhorias nas Apps mapas e mensagens – A aplicação de mensagens recebeu uma nova ferramenta de pesquisa mais poderosa e direta, enquanto a aplicação de mapas recebeu as novidades das restantes versões.
  • Safari – O navegador da Apple foi outra das aplicações que teve direito a várias novidades com melhorias na velocidade, no consumo de recursos ena segurança e privacidade.
  • Roseta 2 – Com a Apple a começar a migração para uma arquitetura própria, o seu sistema operativo terá também de ser recompiladas. Para facilitar o processo, a Apple lançou a Roseta 2, que permite traduzir as apps para os utilizadores, de forma transparente.
macOS Big Sur

Apple Silicon

Há algum tempo que já se falava que a Apple poderia estar a preparar a utilização de processadores ARM nos seus Mac’s. Este rumor foi agora oficializado com a chegada do Apple Silicon.

Este é um novo processador próprio da Apple que promete um desempenho único, uma melhor gestão de energia, uma melhor segurança e privacidade e um melhor rentabilização da GPU.

Para que isto seja possível, a gigante americana terá de realizar uma transição completa do software para a nova arquitetura, algo que já está em curso, tanto nas suas aplicações próprias como as principais empresas que desenvolvem software para o macOS.

Apple Silicon

Melhorias nos AirPods

Embora não fosse esperado, os AirPods tiveram também direito a melhorias. A primeira novidade é um novo sistema que permite seguir o utilizador entre dispositivos, ou seja, é agora possível aos AirPods mudarem de aplicação e dispositivo de forma rápida consoante as ações do utilizador.

A segunda foi a introdução do som espacial nos AirPods Pro que consegue simular áreas de origem do som para melhorar a sua utilização e a sua qualidade. A melhoria vai ao ponto de detetar movimento da cabeça e adaptar o áudio a essa situação.

apple airpods

A Apple apresentou assim as suas novidades de software para todos os seus dispositivos, procurando melhorar a experiência de utilização dos seus istemas e aplicações, assim como aumentar a segurança e privacidade dos seus clientes.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade