Retalho autónomo desenvolvido em Portugal pretende redefinir a experiência do consumidor

Num desenvolvimento para o retalho autónomo, a Shift4 (NYSE:FOUR), líder global em pagamentos integrados, tecnologia de comércio e fornecedora de pagamentos móveis, e a Sensei, uma empresa portuguesa líder em inovação tecnológica, aliaram-se para redefinir a experiência de compra dos consumidores portugueses.

As duas empresas querem revolucionar o retalho para que este seja um processo mais inteligente, rápido e invisível, ao mesmo tempo que oferecem uma experiência unificada de retalho autónomo.

retalho autónomo sensei loja shift4 consumidor
Publicidade

Retalho autónomo sem aplicações ou intervenção de terceiros

A junção da Shift4 com a Sensei permitiu criar uma solução de “supermercado invisível” onde os consumidores podem fazer compras sem necessitarem de instalar uma aplicação ou recorrer a terceiros.

Combinando as tecnologias da Sensei com as capacidades de pagamento da Shift4, o retalho autónomo passa a receber a possibilidade de os clientes simplesmente entrarem nas lojas, recorrendo à tecnologia contactless do cartão de débito ou crédito (ou através do smartphone).

Uma vez dentro da loja, a tecnologia da Sensei, com uma fusão de câmaras, visão por computador, Inteligência Artificial e sensores, vai conseguir acompanhar cada um dos consumidores e perceber quais os produtos adquiridos por cada um. No final, o valor exato será debitado da conta ao saírem da loja.

retalho autónomo sensei loja shift4 consumidor

Este conceito não é algo 100% novo no retalho autónomo, mas é a primeira experiência que não necessita de um registo prévio, de efetuar login nalguma plataforma ou instalar uma aplicação de um comerciante.

“Na Shift4, fornecemos pagamentos diretos, sem intermediários, para compras presenciais e online. Nesta parceria com a Sensei, temos a missão de revolucionar a tecnologia do retalho autónomo. Por um lado, sem custos iniciais para entrar nas lojas, sem downloads de aplicações e sem a partilha de informações pessoais; por outro, a nossa solução elimina a necessidade de os clientes utilizarem as tradicionais caixas automáticas. Esta colaboração vai mais além da questão da conveniência; ela revoluciona o cenário do retalho, tornando a Sensei e a Shift4 líderes em pagamentos diretos e sem complicações.”

Michael Isaacman, CCO da Shift4

Todo o processo de compra é realizado através da passagem do método de pagamento, via contactless, na entrada de loja. Ao saírem, o sistema calcula todos os valores dos artigos retirados das prateleiras e efetua a cobrança ao cliente.

retalho autónomo sensei loja shift4 consumidor

A tecnologia da Sensei também inclui o tracking em tempo real do que têm no cesto, ou seja, no final das compras os clientes podem ver o cesto com todos os produtos escolhidos antes de saírem da loja. O montante correto da compra é cobrado automaticamente, o que se traduz numa única transação no extrato da conta.

Para os comerciantes, esta parceria integra perfeitamente vários canais numa única plataforma, permitindo-lhes oferecer uma experiência de compra unificada. A gestão de inventário em tempo real torna-se uma realidade graças aos insights proporcionados pela IA e conseguem também obter uma visão abrangente do comportamento dos consumidores, em vários países, moedas e canais.

Esta parceria de retalho autónomo está atualmente a ser desenvolvida em Portugal, marcando o início de uma potencial expansão para outros países. Empresas líderes de mercado como a Brisa, a Galp e o Continente já estão a colher os benefícios desta visão colaborativa da Sensei e da Shift4.

retalho autónomo sensei loja shift4 consumidor

Esta experiência de ralho autónomo permite o acesso por parte de qualquer pessoa, uma vez que não é necessário nenhum tipo de registo que poderá ser mais complicado para as pessoas mais idosas, mantendo a privacidade dos consumidores, oferecendo uma experiência descomplicada e sem filas para todos os consumidores. Oferece ainda a possibilidade de os comerciantes integrarem rapidamente novos produtos com formação de rede neural e ainda oferece a possibilidade de as lojas funcionarem 24 horas por dia, sete dias por semana.

“Na Sensei, acreditamos em redefinir o futuro do retalho através da integração perfeita de tecnologia de topo com a simplicidade que os clientes desejam. A nossa parceria com a Shift4 em Portugal marca o início de uma revolução no retalho, onde a conveniência se alia à inovação. Estamos orgulhosos por sermos pioneiros numa experiência de compra visionária, eliminando barreiras e abrindo caminho para uma nova era no retalho autónomo. Os clientes que já usufruem desta solução estão na vanguarda da revolução do retalho, desfrutando de uma experiência de compra harmoniosa, eficiente e focada na privacidade – e que define o padrão do futuro.”

Vasco Portugal, CEO da Sensei
retalho autónomo sensei loja shift4 consumidor
Participe no passatempo:
giveaway tribit stormbox micro 2

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X