Bootcamp, pro player, line up: entenda os termos técnicos dos esports

Devido às abreviações, terminologia e vocabulário extremamente precisos associados ao passatempo, desportos eletrónicos e jogos competitivos em geral podem ser difíceis de entender.

Pode ser bastante desafiador decifrar e distinguir entre as centenas de diferentes sub-termos usados em vários videojogos e comunidades de fãs, tanto online quanto offline. 

As diretrizes separadas para o vocabulário específico do jogo são fornecidas na parte inferior desta página. Este site pix esports bet é dedicado a manter todos os nossos leitores, seja você um entusiasta de esports casual ou obstinado, atualizado e informado sobre os termos mais recentes ou qualquer outra informação sobre o mundo dos games.

O jogo competitivo tem seu próprio vocabulário, assim como qualquer outro esporte. Se você não está familiarizado com esports, pode aprender mais sobre isso aqui. Se o fizer, aconselho a lê-lo primeiro. Embora seja um excelente ponto de partida para entender os esports, não é necessário lê-lo para compreender este post.

De qualquer forma, começaremos com as frases mais gerais antes de passar para as específicas com as quais você precisa se familiarizar para alguns dos jogos maiores.

esports
Publicidade

O que é esports?

O jogo online agora é um desporto para espectadores graças ao esports. A experiência é semelhante a assistir a um evento desportivo profissional, mas os espectadores veem os videogames competindo entre si em vez de uma competição física. Os jogos agora podem ser assistidos com frequência em um evento de arena planeado porque o movimento esports desenvolveu-se amplamente nos últimos anos.

Esses jogos são divididos em ligas competitivas e torneios, assim como os desportos tradicionais.

Principais players da indústria de esports

Várias organizações importantes de esports existiram, incluindo Turtle Entertainment, Major League Gaming (MLG) e Dreamhack. Uma das principais editoras de jogos, a Activision Blizzard, adquiriu a Major League Gaming em 2016 e também criou sua própria plataforma exclusiva de esports.

Grandes emissoras também fizeram investimentos significativos no setor de esports, com a ESPN nos Estados Unidos a lançar qa sua própria marca de esports no início de 2016, juntamente com sua própria cerimónia de premiação.

Além disso, vários países europeus começaram a transmitir esports em canais importantes. Grandes redes de jogos online também investem recursos em streaming de esports.

Com a disponibilidade de eventos e competições de jogos Fortnite para visualização de fãs, a Epic Games em particular alcançou um progresso significativo.

esports

Frases e definições básicas do esports

“KDA”– Geralmente escrito “K/D/A”, é uma abreviação que descreve a eficácia de um jogador em termos de mortes marcadas, mortes sofridas e assistências fornecidas. Frequentemente, é mostrado como uma proporção, que é calculada dividindo as mortes marcadas pelas mortes sofridas. Meu KDA seria 2.0 se eu tivesse 20 mortes marcadas e 10 mortes sofridas.

“Assist” é um termo usado para descrever um jogador que causa dano a um adversário que um companheiro de equipe mata. Dependendo do jogo, esse dano pode ser causado por um período de tempo. No entanto, nem todos os recursos de todos os jogos podem ser considerados assistências. Por exemplo, se eu causar algum dano a um oponente e depois recuar por um tempo, receberei crédito pela morte quando o meu companheiro de equipa o fizer. Na maioria dos jogos, recuperar a saúde total cancela a assistência porque o dano é desfeito.

O termo “bait” refere-se a atrair um adversário ou inspirar falsa confiança.

Carry”- Um jogador pode “levar” a sua equipa à vitória se os outros membros da equipa não fizerem o mesmo. Isso é definido como quando o excelente desempenho de um jogador mais do que compensa o desempenho abaixo da média da equipa.

Push” ou “Rush” refere-se a avançar no jogo, geralmente quando várias equipas cooperam para assumir um único local e empurrar os adversários para trás; isso também é conhecido como blitz.

Quando um jogador cava e fica parado por um longo período de tempo, normalmente em um canto ou área com poucas rotas de aproximação, isso é chamado de “camp“.

Mais do que apenas “double-teaming“, “ganking” refere-se aos ataques simultâneos de vários jogadores num único oponente, frequentemente sozinho. Este é um conceito crucial a ter em mente, pois os indivíduos que repelem ou matam os atacantes, ou melhor ainda, sobrevivem sozinhos a um gank sem fugir ou receber ajuda de um companheiro de equipe, estão demonstrando um alto nível de competência.

esports

Um “killstreak” é uma sequência de mortes sem perder um oponente; em muitos jogos, isso é reconhecido com elogios (prémios no jogo) e poderes especiais.

A agricultura é o ato repetitivo de coletar um recurso; isso pode ser feito reunindo mortes, pontos de experiência (XP ou EXP) ou outros recursos como moedas.

Quando os programadores diminuem o impacto de um personagem, habilidade ou item, eles usam o termo “nerf“. Este é o inverso de um buff.

A abreviação “NPC” é o que significa que todos os personagens não são jogáveis.

Um jogador que emprega apenas o Move Q é chamado de “Q-spammer“, pois está continuamente a utilizar um movimento ou habilidade em rápida sucessão.

Personagens que causam muito dano de forma rápida e eficiente são chamados de DPS, ou dano por segundo, em videojogos.

Desqualificado, ou DQ.

FPS, ou tiro em primeira pessoa, é um género de videojogo popular nos esports. Call of Duty, Counter-Strike: Global Offensive, Halo e Overwatch são alguns exemplos.

Uma morte bem-sucedida do inimigo em um jogo é conhecida como “frag“.

Throw: Quando um jogador ou equipa decide conscientemente abandonar a rodada ou o jogo enquanto ele ainda está em andamento. Normalmente ligado a falta de espírito desportivo.

A habilidade “ultimate” de um personagem ou herói é tipicamente a sua jogada mais forte ou mais útil.

Zoning: A prática de conduzir o inimigo à força de uma área específica do mapa para obter uma vantagem.

Quando uma pessoa ou equipa impede com sucesso que o adversário marque ou ganhe o jogo, isso é conhecido como shutout.

Um personagem ou herói em um jogo de e-sports conhecido como “Squishy” é conhecido por ter pouca saúde, que normalmente é compensada por vantagens em outras áreas cruciais, como saúde ou habilidades especiais.

Uma frase de esports específica do MOBA, é usada para descrever quando os jogadores empurram ou cultivam uma ‘pista’ específica no mapa, que é uma área restrita que leva a impasses.

Meta – O metajogo, a configuração ‘ideal’ da equipa ou ordem de jogo que foi determinada pela comunidade e é recomendada.

Multiplayer Online Battle Arena, ou MOBA, é um género de videojogo popular em esports. Dota 2, League of Legends, Heroes of the Storm e Smite são alguns exemplos.

Conclusão

Este artigo seria muito longo para ser lido se incluíssemos toda a terminologia e jargões que se desenvolveram naturalmente a partir das cenas competitivas de e-sports mais conhecidas, portanto estude e faça um Treino sobre o esports e comece a praticar. Na prática é melhor do que na teoria. Boa sorte!

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory