Saldos fazem as reclamações do setor disparar 62%

Em apenas 15 dias, desde o início da época de saldos, o Portal da Queixa registou um aumento de 62% no número de reclamações dentro do setor em questão quando comparado com o período homólogo.

Entre as diversas áreas onde os saldos se fazem sentir, a categoria Compras, Moda e Joalharia é a mais reclamada.

saldos descontos shopping
Publicidade

Clientes queixam-se de problemas com trocas e devoluções em época de saldos

Segundo avança o Portal da Queixa, após uma análise às queixas inseridas na plataforma nos últimos 15 dias, a maioria das reclamações apresentadas focam-se em questões ligadas à troca ou devolução de produtos, representando 41% do número de queixas apresentadas.

Os dados em questão referem-se ao período compreendido entre o dia 26 de Dezembro de 2022 e o dia 10 de Janeiro de 2023, altura em que foram registadas 1525 reclamações no Portal da Queixa todas derivadas de problemas em época de saldos.

saldos descontos shopping

Estes valores representam assim um aumento de 62% dos valores registados no mesmo período há um ano, onde haviam sido registadas “apenas” 940 queixas deste género.

Na primeira quinzena de saldos a categoria com o maior número de reclamações foram as Compras, Moda e Joalharia, com 571 queixas (37%) e a categoria Informática, Tecnologia e Som, com um total de 474 reclamações (31%).

Burlas online continuam a focar-se em épocas de promoções

Um outro dado partilhado pelo Portal da Queixa prende-se na preocupação com as burlas online. Neste período de saldos foram registadas, também, muitas reclamações derivadas de burlas em compras online.

Da forma que os problemas com as trocas e reembolsos representam 41% das queixas apresentadas na plataforma, os atrasos nas entregas dos artigos representam 25% e as burlas online ocupam ainda 13% do valor total.

saldos descontos shopping

Neste último ponto, o Portal da Queixa alerta que se geraram mais de 200 reclamações ligadas às burlas online no período de saldos em apenas 15 dias.

As encomendas que chegam incompletas ou em mau estado representam um total de 9% das queixas apresentadas neste período.

Portal da Queixa adverte #NãoSejasPato

“O aumento das compras online – que se avoluma sempre em épocas de saldos e iniciativas promocionais – coloca a descoberto as inúmeras fragilidades de alguns consumidores, demonstrando a baixa literacia digital que, infelizmente, ainda existe em Portugal.”

Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa
#NaoSejasPato portal da queixa pato

Recorde-se que, perante o aumento das compras online por parte dos portugueses, o Portal da Queixa criou o movimento social #NãoSejasPato que tem como missão aumentar a literacia digital da população e evitar que caia em burlas e esquemas fraudulentos na internet. Este movimento cívico — e de educação para o consumo digital em segurança — conta com a parceria de entidades como: OLX, MB WAY, Worten, CTT, KuantoKusta, euPago e Consumers Trust.

Na plataforma #NãoSejasPato, os consumidores têm acesso a dicas e recomendações de segurança das marcas associadas ao movimento e podem fazer um quizz para avaliarem a sua literacia digital em compras online.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory