Com os dados de vendas do primeiro trimestre já conhecidos, a Counterpoint Research publicou recentemente a sua estatística referente ao mercado dos smartphones.
Como é habitual, a Samsung e a Apple dominam novamente, embora as vendas estejam a perder fôlego.
Samsung e Apple no topo do mercado de smartphones europeu
A Counterpoint revelou a sua estatística sobre o mercado dos smartphones, mostrando a evolução de vendas e quotas dos principais fabricantes.
No primeiro trimestre do ano, a Samsung liderou o ranking de vendas com uma quota de mercado de 35%, tendo assim registado uma perde de 2% face aos 37% do mesmo período do ano passado e um decréscimo de 16% no crescimento ano a ano.
Em segundo lugar surge a Apple com 25% de quota de mercado, 1% face à sua quota no período homólogo de 2021. No entanto, foi registada uma queda de 6% no crescimento ano a ano.
A fechar o pódio aparece a Xiaomi, com a marca chinesa a registar uma quota de mercado de 14%, marcando uma perda de 5% face ao mesmo período do ano anterior. Além disso, registou também um decréscimo de 36% no seu crescimento ano a ano.
A fechar a tabela surge a OPPO e a Realme. No caso da primeira marca foi registada uma quota de mercado de 6%, o mesmo valor do período homólogo, enquanto a Realme cresceu 3% para os 15% no primeiro trimestre de 2022. Ao nível da comparação ano a ano, a OPPO caiu 8% e a Realme cresceu 67%.
O restante mercado ganhou 3% de quota, registando agora 15%, e registou um crescimento ano a ano de 12%.
No total, o mercado caiu 12%, evidenciando uma clara contração do mercado dos smartphones e uma queda de venda de novos modelos.