Samsung apresenta o Samsung Health Stack 1.0

A Samsung anunciou o lançamento do Samsung Health Stack 1.0.

Esta tecnologia marca um avanço significativo no que toca ao acesso a biomarcadores na investigação digital em cuidados de saúde, desenvolvido pela centros de pesquisa e desenvolvimento da Samsung na Coreia do Sul e Estados Unidos da América.

Conheça o novo Samsung Health Stack

O Samsung Health Stack é um projeto de código aberto completo que auxilia a investigação digital em cuidados de saúde, permitindo aos investigadores desenvolver facilmente aplicações, servidores backend e ferramentas analíticas para dispositivos wearables baseados em sistemas operativos Android e Wear OS.

As inovações em smartphones e wearables têm o potencial de revolucionar a investigação na área da saúde e o desenvolvimento de biomarcadores que têm por base dados.

samsung
Publicidade

Contudo, a utilização destes dispositivos para a investigação requer frequentemente métricas, aplicações ou serviços específicos de saúde móveis. Isto exige que os investigadores médicos invistam quantidades significativas de tempo e dinheiro em áreas que podem ser menos conhecidas para eles, criando obstáculos à expansão da utilização de tecnologias inovadoras.

A Samsung desenvolveu o Samsung Health Stack para ajudar a ultrapassar esses obstáculos.

O projeto incluiu uma app SDK, um portal web e um sistema backend, que torna o desenvolvimento mais simples e permite aos investigadores concentrarem-se na sua investigação.

Os developers podem criar as aplicações necessárias de forma mais rápida e fácil, enquanto os participantes podem estar seguros de que os dados que fornecem estão a ser geridos com máxima segurança.

Samsung Health Stack visa tornar mais fácil e seguro a recolha de dados de saúde de forma digital, o que irá reduzir bastante as barreiras entre médicos investigadores e especialistas em tecnologia, servindo como base para a inovação na indústria da saúde digital. Ao promover o desenvolvimento de serviços de saúde digitais, esperamos, em última análise, melhorar a qualidade de vida das pessoas em todo o mundo. Esperamos também que o Samsung Health Stack, sendo um projeto de código aberto, seja útil para muitas pessoas nesta área e agradecemos a participação de todos os programadores e investigadores interessados

Yunsu Lee, Vice President e Head of Data Intelligence Team at Samsung Electronics

Ao realizar estudos com recurso a wearables sobre uma condição de diabetes ou hipertensão, o Samsung Health Stack permite aos investigadores simplificar o processo de recolha de dados, introduzindo apenas informação relevante no portal.

As aplicações desenvolvidas com a App SDK têm a capacidade de definir uma maior frequência de comunicação entre investigadores e participantes, o que se traduz em melhores resultados de investigação.

Tornar o processo mais rápido pode permitir aos investigadores assumirem projetos de saúde mais diversos e proactivos, ajudando a criar um ambiente onde os utilizadores possam desfrutar de uma vida mais saudável.

Samsung Health Stack

Desde a versão alfa, revelada na Samsung Developer Conference (SDC) de 2022, que a Samsung tem vindo a aperfeiçoar de forma constante o Samsung Health Stack, lançando a versão beta em março deste ano e sendo a versão 1.0 lançada no próximo mês de junho, tendo tido a sua primeira pré-visualização no Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) no passado dia 17 de abril.

O Samsung Health Stack 1.0 apresenta várias melhorias em relação à versão alfa, no que diz respeito à gestão dos participantes, frequência e tipologia da recolha de dados via dispositivo wearable e de várias novas funções de inquérito, bem como melhorias na segurança e estabilidade para uma maior fiabilidade na investigação real dos cuidados de saúde.

Para além de apoiar a recolha de dados básicos, o Samsung Health Stack 1.0 oferece uma funcionalidade de monitorização de atividade que acompanha não só o progresso dos participantes nos ensaios clínicos como em tarefas específicas relacionadas com a investigação.

As novas funções de inquérito, que permitem aos investigadores adquirir dados diretamente dos participantes, foram também reforçadas com uma função mais dinâmica que pode refletir o objetivo da investigação e as intenções dos investigadores com base nas respostas dos participantes, permitindo que ações de acompanhamento sejam tomadas numa fase posterior.

Ao melhorar a usabilidade das funcionalidades de gestão da investigação, o Samsung Health Stack 1.0 permite aos investigadores concentrarem-se mais na própria conceção da investigação. Fornece também vários métodos que asseguram aos participantes informações relevantes para minimizar atrasos. A documentação fornecida aos promotores foi também significativamente melhorada para facilitar a construção dos sistemas de investigação.

Embora ainda esteja numa fase piloto enquanto projeto de código aberto, muitas empresas ligadas à área da saúde estão a considerar a utilização do Samsung Health Stack. Startups como a SALTED e a All Round Doctors que estão a recolher dados para fins de investigação e consideraram a utilização desses dados para desenvolver serviços de saúde. Espera-se que o Samsung Health Stack venha a ser utilizado em várias outras áreas no futuro.

Aproveite a campanha:
bluetti prime day

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X