O incidente terá acontecido no mês de julho, mas a Samsung apenas terá descoberto esta falha durante o mês de agosto. Algumas informações dos clientes foram roubadas, mas a empresa já entrou em contacto com os afetados.
Ao que a empresa indica, não será necessário alterar nenhuma senha devido ao ataque sofrido, mas é recomendado a ativação da autenticação em dois fatores nas contas mais importantes.
Samsung sofreu ataque informático que expôs dados de clientes
A Samsung está a avisar os clientes sobre o acidente ocorrido em julho de 2022 onde “terceiros não autorizados adquiriam informações de alguns dos sistemas da Samsung dos Estados Unidos”.
Entre os dados acedidos encontram-se nomes, datas de nascimento, informações de contacto e informações de registos de produtos.
Ao que a Samsung indica, a empresa só teve conhecimento desta falha a 4 de agosto e encontra-se atualmente a investigar toda a situação com uma empresa de cibersegurança externa. A página de perguntas sobre o ataque indica que estão a ser enviados emails a quem foi afetado pela falha de segurança a avisar os utilizador.
A empresa avança ainda que nem todos os afetados tiveram o mesmo tipo de informação divulgada e ainda não especificou que sistemas em concreto foram afetados.
De forma a garantir um pouco mais de tranquilidade aos seus clientes, a Samsung informa que nenhuma informação referente a números da Segurança Social ou informações de cartões de débito/crédito foram acedidas. No entanto, a informação conseguida pelos atacantes pode ser facilmente utilizada para proceder a outro tipo de ataques mais direcionados ao utilizador, pelo que ativar a autenticação em dois fatores é recomendado.
Apesar de não existirem registos de qualquer tipo de interferência nos serviços dos utilizadores atacados, a Samsung recomenda que estes fiquem atentos a qualquer atividade fora do normal nas suas contas.