Com os Samsung Galaxy S23, a marca sul coreana deverá realizar uma aposta quase total nos processadores da Qualcomm, deixando de parte os seus Exynos.
Numa altura em que se esperava o desenvolvimento destes processadores abrandasse, a Samsung anunciou a criação de um novo departamento específico para criar novos chips para os seus modelos Galaxy.
Samsung cria equipa para desenvolver processadores para os seus smartphones Galaxy
Há vários anos que a Samsung é criticada pela utilização dos processadores Exynos em algumas versões dos seus topos de gama devido às grandes diferenças de rendimento para os modelos com chip da Snapdragon.
Para o ano, a marca deverá ceder ao pedido dos seus fãs e deverá integrar, nos modelos europeus da série Galaxy S23, o Snapdragon 8 Gen 2.
Face a esta decisão, tudo apontava para que a Samsung fosse abrandar o desenvolvimento dos Exynos para os reservar a gamas mais baixas. No entanto parece que não é essa a estratégia da marca.
A publicação The Elec revelou que foi criada uma nova equipa de desenvolvimento na divisão responsável pelo negócio dos smartphones.
Liderada por Choi Won-joon, um antigo funcionário da Qualcomm, este grupo será responsável de desenvolver, em conjunto com a restante divisão de smartphones, chips específicos e exclusivos que se adequem às necessidades das séries Galaxy.
Ou seja, este novo departamento será independente dos Exynos, que são desenvolvidos pela Samsung System LS, e passarão a desenvolver os seus próprios componentes.
Esta estratégia está alinhada com um anúncio recente da marca coreana que revelou que estaria a preparar para 2025 um processador ambicioso e exclusivo para os seus topos de gama Galaxy.