Samsung Galaxy S22 Ultra: uma nova visão depois de dois anos de uso

Esta quarta-feira a Samsung vai apresentar a nova linha de smartphones topo de gama, os Galaxy S24. No entanto, há dois anos, estava a apresentar o Samsung Galaxy S22 Ultra, um dos equipamentos que, nos últimos anos, mais destaque recebeu dentro da linha de equipamentos da empresa.

Há dois anos a empresa tinha oficialmente encerrado a linha Note e o Galaxy S22 Ultra foi o smartphone que veio trazer o melhor dos dois mundos: as características de topo da linha S com a S Pen da linha Note.

Na altura foi o equipamento que, pessoalmente, me chamou mais a atenção e foi então que decidi investir um pouco do dinheiro e comprar este smartphone que, desde então, passou a ser o companheiro de bolso de todos os dias

Samsung Galaxy S22 Ultra
Publicidade

Mas porquê voltar agora, dois anos depois, a falar do Galaxy S22 Ultra? É exatamente isso que irei explicar nesta publicação, que nada mais é que um artigo de opinião e não uma verdade única e irrefutável, uma vez que nos passam inúmeros smartphones pelas mãos ao longo dos anos, para testes curtos e outros por períodos mais longos, mas no final do dia acabo sempre por voltar a colocar o SIM no S22 Ultra.

Os anos já se notam no Galaxy S22 Ultra?

Apesar de terem passado dois anos, o Galaxy S22 Ultra tem-se aguentado como um verdadeiro campeão. Este smartphone continua a receber atualizações constantes, e com uma certa rapidez devo dizer (quando comparado com outros smartphones da Samsung e de outras empresas), continua a aguentar um dia utilização moderada sem necessitar de uma carga extra, e a rapidez inicial ainda está presente.

Recebeu a One UI 6.0, que veio ajudar muito a melhorar todos os aspetos provocados com a passagem do tempo no software do smartphone, e as câmaras continuam a ser um dos melhores conjuntos e mais versátil que existe no mercado.

Mesmo com dois anos de uso diário, alguns encontros acidentais com o chão, muitas notas escritas com a caneta e muitas horas de jogo em cima, este é um smartphone que se mantém capaz de enfrentar quaisquer funções a que seja submetido.

O modo DeX é um dos pontos mais altos que o Galaxy S22 Ultra poderia ter, pelo menos para uma pessoa que escreve muitos textos. A versatilidade que oferece com uma simples ligação sem fios à televisão ou a um monitor é surpreendente, especialmente porque tudo é gerido pelo smartphone e por estarmos a falar de um equipamento com dois anos a correr um software que pretende imitar um pouco a utilização de um computador normal.

No campo da fotografia, este é o equipamento que recorro para fazer as comparações com outros topos de gama mais recentes e, honestamente, se excluirmos o Galaxy S23 Ultra da equação, nenhum outro smartphone conseguiu vir para o mercado concorrer com o Samsung Galaxy S22 Ultra.

Não tira as melhores fotos quando comparado com outros smartphones mais recentes, exemplo disso é o Google Pixel 8 que conseguiu, sem problemas, ser uma das melhores câmaras que já passaram pelo TechBit a nível de smartphones, mas consegue sim ser aquele que reúne o melhor conjunto de câmaras de elevada qualidade no mesmo equipamento.

Desde uma fotografia tirada com a teleobjetiva a uma ultra grande angular, o Galaxy S22 Ultra consegue apresentar resultados de topo, com consistência entre as três câmaras, sem existirem diferenças de cor ou de brancos entre as três. Este é um ponto onde os restantes smartphones costumam falhar. Por muito boa que seja a câmara principal do Pixel 8, há momentos em que o zoom dava imenso jeito ser de uma qualidade maior.

Por muito boa que seja a câmara principal do Xiaomi 13T Pro, por vezes queremos um retrato mais bem fotografado com o telemóvel ou uma fotografia com a ultra grande angular que não perca um pouco da qualidade máxima que o smartphone consegue oferecer.

Por muito boa que seja a câmara do Samsung Galaxy S23 Ultra, não é o suficiente para compensar o upgrade face ao S22 Ultra.

O Samsung Galaxy S22 Ultra consegue oferecer todos estes pontos, dois anos depois de ser lançado, e ainda traz uma caneta.

Então, porque não teve o selo de Compra Recomendada TechBit?

Algo que surgiu muitas vezes após a análise do Samsung Galaxy S22 Ultra durante diferentes conversas com diferentes pessoas era o facto de o smartphone receber tantos elogios, mas não ter recebido o símbolo de Compra Recomendada do Techbit.

Afinal de contas, este foi o smartphone que optei por comprar, em pré-venda, mas que depois não dei o selo de compra recomendada.

Samsung Galaxy S22 Ultra

A verdade é que, para a grande maioria das pessoas, há dois anos, este não era um smartphone que podia levar o selo de Compra Recomendada Techbit. Por muitas funcionalidades que integre dentro do smartphone, o preço era elevado, a autonomia não era tão boa como está atualmente, o som não é o melhor no campo dos smartphones e estamos a falar de um equipamento que, já na altura, foi caro.

Com estes pontos em mente, seria impossível recomendar o Galaxy S22 Ultra a alguém que não fosse, de facto, utilizar recorrentemente todas as funcionalidades de destaque do equipamento.

Dois anos melhoraram o Galaxy S22 Ultra

Por norma, especialmente no que diz respeito à tecnologia, o passar dos anos costumam ser a razão para um equipamento ir perdendo capacidades e começar a tornar-se menos capaz.

Com o Samsung Galaxy S22 Ultra a experiência tem sido exatamente o oposto. Com o passar dos anos e com as melhorias que foram sendo implementadas nas diferentes atualizações, o smartphone conseguiu manter-se em conformidade com os novos topo de gama que foram sendo lançados e ainda conseguiu melhorar alguns dos pontos negativos.

Samsung Galaxy S22 Ultra

Desde a atualização para a One UI 6.0, o smartphone passou a ter uma melhor gestão de bateria que anteriormente, um dos pontos que mais chateava com este smartphone. Atualmente, a bateria aguenta o dia inteiro sem qualquer dificuldade mesmo que haja uma utilização mais prolongada do GPS ou umas sessões de jogo ligeiramente mais longas no exterior, com o brilho do ecrã mais elevado.

O ecrã do Galaxy S22 Ultra continua a ser um dos melhores que a Samsung tem no mercado, tratando-se de um painel de 6,8 polegadas Dynamic AMOLED 2x com resolução QHD+ e uma taxa de atualização de até 120Hz.

A fotografia foi o ponto em que a Samsung se focou com o S22 Ultra, assim como com o S23 Ultra. Na comparação que fizemos dos dois equipamentos, é possível ver que existem algumas diferenças entre os resultados conseguidos com os dois equipamentos.

Como seria de esperar, o S23 Ultra consegue oferecer imagens mais bem trabalhadas e consegue tratar de pequenos detalhes nas imagens que o S22 Ultra, na altura, não conseguiu lidar tão bem. No entanto, atualizações foram lançadas, novas funcionalidades foram introduzidas e novas formas de processamento foram trabalhadas pela empresa.

Já não tendo o S23 Ultra para fazer a comparação, as fotos do Galaxy S22 Ultra voltaram a ser algo incrivelmente bem feito para um smartphone. Como referido, é um dos conjuntos de câmaras mais bem conseguido atualmente disponível no mercado pelo preço a que, atualmente, se consegue encontra o smartphone à venda (apesar de ser já pouco comum nalguns retalhistas).

Ainda vale a pena o investimento?

Esta é uma questão difícil de responder. Por um lado sim, por outro não.

Apesar das capacidades, trata-se de um smartphone com dois anos e que vais começar a receber menos atualizações grandes em menos tempo que outros equipamentos mais recentes.

Se o interesse for apenas ter um smartphone com capacidades de topo, um excelente conjunto de câmaras e ainda a possibilidade de tratar de algum trabalho de escritório com o smartphone, sem dar grande relevância a futuras funcionalidades que possam vir a ser lançadas pela marca, então sim, o Samsung Galaxy S22 Ultra vale, agora, cada cêntimo.

Se, por outro lado, o objetivo da compra é ter o melhor que a Samsung tem para oferecer a um preço mais em conta, a realidade pode ficar um pouco aquém da expectativa, uma vez que, aos poucos, vão sendo lançadas funcionalidades que o S22 Ultra já não vai receber.

S22, S23 ou S24?

A linha Galaxy S24 vai ser apresentada esta quarta-feira e, ao que tudo indica, o foco será a Inteligência Artificial presente no equipamento a que a empresa está a chamar de Galaxy AI.

Esta nova característica dos smartphones é, para todos os efeitos, trabalho feito por software. Assim sendo, muitas das funcionalidades que vão ser apresentadas para o Samsung Galaxy S24 Ultra devem, mais tarde, ser lançadas ainda para o Galaxy S22 Ultra assim como para o Galaxy S23 Ultra.

Samsung Galaxy S22 Ultra

No entanto, como é habitual, algumas limitações devem ser impostas pela marca, além das diferenças de hardware que não podem ser passadas para as gerações anteriores.

O Galaxy S23 Ultra deverá entretanto começar também a ver uma baixa de preço considerável, o que o tornará um equipamento muito interessante tendo em conta as capacidades do mesmo.

Esta será uma questão que se poderá responder assim: quem é utilizador do Galaxy S22 Ultra, provavelmente não vai pensar em fazer um upgrade para já, o mesmo se aplica a quem tem o modelo seguinte. Quem está a pensar adquirir agora um equipamento da linha S e pretende ter o que de melhor a empresa tem para oferecer, vai comprar o Galaxy S24 Ultra.

Quem procura um smartphone com uma excelente câmara ao melhor preço, provavelmente esta será a melhor altura para comprar um Samsung Galaxy S22 Ultra, pois a câmara não vai piorar com o passar dos anos.

Samsung Galaxy S22 Ultra

Quem quer um topo de gama da Samsung com todas as capacidades atuais a um preço ligeiramente mais baixo vai procurar o Galaxy S23 Ultra e esperar um pouco pela atualização de software que, em principio, deverá trazer grande parte das funcionalidades novas que a Samsung deverá apresentar para a linha Galaxy S24.

O Samsung Galaxy S22 Ultra, na altura do lançamento, foi descrito como sendo o equipamento que os fãs da marca queiram, o que o tornou um smartphone ideal para manter por mais tempo, pois as falhas ainda não começaram a aparecer, mesmo com dois anos de uso diário em cima.

Aproveite a campanha:
bluetti prime day

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X