A Apple e a Huawei anunciaram, no último ano, a chegada das comunicações via satélite aos smartphones.
A Samsung não pretende ficar para trás nesta inovação e anunciou hoje o lançamento da sua tecnologia de comunicações não terrestres (NTN).
Samsung lança a sua tecnologia de comunicações via satélite para smartphones
Um dos pontos de evolução que temos assistido nos smartphones é o lançamento das comunicações via satélite, neste momento direcionadas a emergências, permitindo o envio de SMS até nos locais mais remotos.
Depois da Apple a Huawei revelarem esta tecnologia no último ano, também o grupo Bullitt realizou o anúncio desta tecnologia já em 2023, assim como a Qualcomm.
Agora é a Samsung que entra neste mercado, tendo hoje revelado o lançamento da sua tecnologia 5G de comunicações não terrestres (NTN) utilizando o modem Exynos 5300.
Em vez da comunicação passar por antenas terrestres, este modem passa a ser capaz de comunicar diretamente com os satélites low Earth orbit (LEO) e assim providenciar comunicações em qualquer lugar, mesmo onde não existe cobertura da rede tradicional.
Esta tecnologia irá em breve evoluir para uma comunicação de duas vias, onde será possível ao utilizador enviar e receber mensagens, fotografias e até vídeos.
Ainda não se sabe qual o smartphone que irá receber em primeira mão esta novidade, uma vez que a Samsung escolheu não a incluir na sua série Samsung Galaxy S23.
No entanto, não terá de ser obrigatoriamente um smartphone da marca coreana, uma vez que outros fabricantes também utilizam a sua tecnologia. Por exemplo, o Pixel 7 da Google utiliza o processador Tensor G2 que inclui o modem 5300 utilizado nestes primeiros testes.
A Samsung referiu ainda que está a trabalhar em soluções para eliminar a necessidade de ter uma segunda antena de grande potência de forma a dar aos fabricantes maior flexibilidade no design dos equipamentos.