Samsung anuncia o lançamento da sua tecnologia de comunicações por satélite

A Apple e a Huawei anunciaram, no último ano, a chegada das comunicações via satélite aos smartphones.

A Samsung não pretende ficar para trás nesta inovação e anunciou hoje o lançamento da sua tecnologia de comunicações não terrestres (NTN).

Samsung Galaxy S22 Ultra
Publicidade

Samsung lança a sua tecnologia de comunicações via satélite para smartphones

Um dos pontos de evolução que temos assistido nos smartphones é o lançamento das comunicações via satélite, neste momento direcionadas a emergências, permitindo o envio de SMS até nos locais mais remotos.

Depois da Apple a Huawei revelarem esta tecnologia no último ano, também o grupo Bullitt realizou o anúncio desta tecnologia já em 2023, assim como a Qualcomm.

5G NTN Modem Technology Terrestrial Networks Main 1 samsung

Agora é a Samsung que entra neste mercado, tendo hoje revelado o lançamento da sua tecnologia 5G de comunicações não terrestres (NTN) utilizando o modem Exynos 5300.

Em vez da comunicação passar por antenas terrestres, este modem passa a ser capaz de comunicar diretamente com os satélites low Earth orbit (LEO) e assim providenciar comunicações em qualquer lugar, mesmo onde não existe cobertura da rede tradicional.

5G NTN Modem Technology Non Terrestrial Networks Main 2 samsung

Esta tecnologia irá em breve evoluir para uma comunicação de duas vias, onde será possível ao utilizador enviar e receber mensagens, fotografias e até vídeos.

Ainda não se sabe qual o smartphone que irá receber em primeira mão esta novidade, uma vez que a Samsung escolheu não a incluir na sua série Samsung Galaxy S23.

No entanto, não terá de ser obrigatoriamente um smartphone da marca coreana, uma vez que outros fabricantes também utilizam a sua tecnologia. Por exemplo, o Pixel 7 da Google utiliza o processador Tensor G2 que inclui o modem 5300 utilizado nestes primeiros testes.

A Samsung referiu ainda que está a trabalhar em soluções para eliminar a necessidade de ter uma segunda antena de grande potência de forma a dar aos fabricantes maior flexibilidade no design dos equipamentos.

Participe no passatempo:
giveaway redmi 12

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X