Por mais estranho que possa parecer, a Samsung, empresa sul coreana, não tem disponível o serviço Samsung Pay no seu país de origem. No entanto, este cenário poderá estar prestes a mudar graças à sua rival, a Apple.
Os equipamentos que tenham tecnologia NFC vão poder receber esta funcionalidade caso a empresa avance com a sua ativação. Desta forma, será possível os utilizadores recorrerem ao Samsung Pay para realizarem pagamentos e passarem outro tipo de cartões através dos seus smartwatches ou smartphones.
Samsung Pay vira Samsung Wallet
A Samsung é uma empresa sul coreana, pelo que, automaticamente, assumimos que todos os serviços e equipamentos da empresa estão disponíveis no país de origem da marca.
Errado. Uma das funcionalidades que, no caso da Apple, se tornou das mais faladas, no caso da Samsung não está disponível no país de origem da empresa. Falamos do Samsung Pay, que recentemente foi renomeado de Samsung Wallet por se tornar um serviço mais abrangente.
Este serviço pode recorrer a diferentes métodos para efetuar pagamentos através dos equipamentos dos utilizadores (MST, NFC e mesmo através de QR Code), no entanto, o país não parece ter equipamentos de pagamento compatíveis com este método.
Graças à Apple, a concorrente direta da Samsung, este cenário poderá estar prestes a mudar. Com a empresa de Cupertino a implementar a possibilidade de utilizar o Apple Pay na Coreia do Sul, este movimento vai levar a maioria dos comerciantes a fazer um upgrade nos terminais de pagamento de forma a que sejam compatíveis com o pagamento via MST utilizado pela Apple.
Apesar dos smartwatches mais recentes da Samsung não contarem com esta tecnologia, contam com a tecnologia NFC, pelo que será compatível com os novos terminais. Desta forma, a Samsung poderá avançar com a ativação do Samsung Pay no país de origem recorrendo ao NFC dos smartwatches e smartphones para comunicar com os novos terminais de pagamento.
A empresa sul coreana colaborou com a empresa Naver Pay para fortalecer a sua oferta de pagamentos no país de origem. Apesar de tudo, quando questionados sobre a hipótese de ativar os pagamentos via NFC com o Samsung Pay nos relógios da marca, um dos executivos da Samsung terá dito que “é difícil confirmar de forma oficial essa informação”, acrescentando que “ainda não está nada decidido”.
A mudança de nome de Samsung Pay para Samsung Wallet deve-se ao facto do serviço se ter tornado mais abrangente, indo além dos pagamentos. Nesta aplicação é possível os consumidores guardarem os cartões de pagamento, cartões de oferta, cartões de fidelização de lojas, cartões de identificação, passwords, entre outras funcionalidades.