Site icon TechBit

É seguro trocar uma imagem da nossa Iris por moedas da Worldcoin?

worldcoin

Está em curso uma grande campanha da Worldcoin em espaços comerciais e onde são oferecidos dezenas de euros em WLD em troca de um scanner da íris.

Será este dinheiro fácil realmente seguro para a privacidade dos utilizadores?

worldcoin orb
Publicidade

Há perigo em trocar um scanner da íris por moedas WLD da WorldCoin?

Certamente já passou no centro comercial por um stand onde várias pessoas prometem trocar uma imagem da sua íris por dezenas de euros numa criptomoeda chamada WLD.

Embora este seja um dinheiro rápido e fácil de fazer (embora as filas costumem ser grandes), levanta-se uma grande dúvida sobre este procedimento. Estarão os nossos dados pessoais em risco?

O que é o WorldCoin?

A Worldcoin é uma empresa criada por Sam Altman, CEO da OpenAI, que procura criar uma identidade digital global a partir do registro da íris das pessoas.

No fundo, pretende distinguir humanos de bots através da World ID e dar a cada humano criptomoedas WLD que, além do seu valor comercial, dão ainda a possibilidade de quem as tem votar em decisões futuras referentes ao projeto, sendo assim um token de governança.

worldcoin world id

Para que esta identidade virtual seja criada, é utilizada a íris e o número de telefone de cada pessoa que são lidos através de um dispositivo chamado Orb.

Segundo a empresa, depois de realizado o scanner e transformado em código, a imagem da íris é apagada e que os seus dados ficam totalmente protegidos.

Estes orbs estão atualmente a ser utilizados em centros comerciais, onde os assistentes ajudam o utilizador no processo e confirmam se a imagem foi bem captada.

worldcoin app

Há riscos em partilhar a Íris?

Embora o processo desta empresa seja, teoricamente, seguro para a proteção de dados dos utilizadores, é bastante difícil assegurar que todo os passos são cumpridos.

A WorldCoin afirma que a imagem da Íris é destruída, no entanto, não existe nada que nos mostre ou garante que efetivamente não é guardado nenhum registo.

Além disso, existe sempre o risco da Orb ter sido atacada ou alterada de forma a copiar e enviar os dados antes destes serem apagados.

Como a Íris é um elemento único de cada ser humano, caso aconteça alguma fuga de informação, estaremos a partilhar um scanner detalhado de um dos bens mais preciosos que temos e que poderá ser utilizado para usurpação de identidade ou mesmo para ultrapassar sistemas de biometria.

orb worldcoin

Vale a pena partilhar a Íris para ganhar algum dinheiro?

Esta é uma pergunta que apenas cada um pode responder e onde qualquer decisão é válida, desde que tomada em consciência.

Da nossa parte, preferimos não arriscar um elemento tão único e valioso da nossa identidade em troca de algumas moedas que até podem perder o valor atual rapidamente.

Criptomoeda WLD cresce a bom ritmo

Nos últimos dias, a WLD, criptomoeda da WorldCoin, deu um salto gigante ao valorizar 196%, além do número de utilizadores ter ultrapassado os mil milhões.

Embora a tendência seja crescente e de valorização, o que poderá transformar as criptomoedas ganhas num valor muito maior caso tire na altura certa, é importante perceber que a queda poderá ser assim também rápida.

Este crescimento observa-se num período onde a WorldCoin está a realizar um esforço gigante na divulgação da sua criptomoeda, com vários pontos de Orbs a serem colocados em locais comerciais a nível mundial.

Quando este investimento terminar ou o número de novos utilizadores abrandar, podermos ver a um abrandamento neste crescimento, sendo até muito provável que a queda seja também significativa.

Participe no passatempo:
nordvpn promocao
Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL

RECEBA OS NOSSOS PRINCIPAIS CONTEÚDOS NO SEU EMAIL

Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais
Obrigado por se inscrever| Verifique o seu email para confirmar a subscrição.
Exit mobile version