Sete dicas para evitar burlas online enquanto marca as férias

Estamos em pleno verão e, também, em plena pandemia. Os planos de toda a gente foram adiados, alterados, cancelados e os futuros planos são ainda um mistério.

Afim de ajudar os portugueses a não caírem em burlas online por estarem a ver o tempo a passar e as férias ainda por marcar, a Revolut estudou o seu mercado e partilhou sete dicas que podem ajudar a não cair nestes esquemas.

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Phishing, malware e ransomware identificados como as maiores burlas online

Segundo a fornecedora de serviços financeiros, o Governo indicou que, em 2020, as queixas apresentadas na Procuradoria-Geral da República, em Portugal, relacionadas com crimes cometidos online quase que duplicaram, tendo um aumento de 182%.

O Centro Nacional de Cibersegurança identificou o phishing, smishing, infeções por malware e ransomware como sendo os principais métodos utilizados para cometer qualquer tipo de burlas ou fraudes online.

A Revolut partilhou sete dicas para alertar e ajudar os portugueses a irem de férias mais descansados e evitarem ter problemas com pagamentos de serviços inexistentes ou enganadores.

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  • Limpar tudo o que não é necessário
    • Neste ponto a empresa recomenda fazer uma limpeza a todas as aplicações, serviços e perfis que possam ter acesso à sua informação e que não utiliza faz algum tempo. Além disso, deve verificar as configurações de privacidade nas redes sociais para garantir que está tudo em ordem e ativar o inicio de sessão em duas etapas.
  • Perca algum tempo a comparar ofertas demasiado boas
    • Se uma oferta parece ser boa de mais para ser verdade então desconfie imediatamente. Se possível deve sempre comparar a oferta em questão com o que é oferecido por empresas reconhecidas ou com as companhias de aviação para saber qual a média de preços praticados. Se o valor da oferta for muito abaixo da média, pode-se tratar de uma fraude.
  • Procure sempre os logótipos
    • Por vezes as ofertas surgem de diversos sítios e nem sempre nos levam aos sites mais fidedignos. Por norma, os operadores turísticos costumam ser membros de associações de turismo pelo que deve verificar bem se o logótipo apresentado se encontra dentro dos conformes para não cair no erro de fornecer os seus dados de pagamento a quem não deve.
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  • Confiar apenas em sistemas de pagamento internos
    • Os sites de reservas, por norma, têm sistemas anti-fraude, no entanto, a fama de alguns pode ser utlizada como chamariz para as burlas online. Antes de efetuar o pagamento tente perceber se foi redirecionado para uma outra página dentro do site ou se foi para uma página externa que não pertence oficialmente ao local onde iniciou a compra.
  • Não contacte pessoas fora das plataformas oficiais
    • Uma das medidas recomendadas por todas as plataformas reconhecidas é a de nunca fazer contactos sobre as reservas por outros meios que não sejam os fornecidos pela empresa. Deve suspeitar sempre que receba um e-mail privado sobre o assunto ou se quiserem que realize os contactos sobre a reserva fora da plataforma. A Revolut recomenda a utilização do chat de apoio das plataformas como o primeiro e principal ponto de contacto.
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  • Verificar as opiniões online e desconfiar das falsas
    • Deve sempre dar uma vista de olhos às avaliações dos locai que tem interesse e visitar as redes sociais da plataforma que está a ponderar utilizar ara avançar com a compra. Deve prestar atenção caso encontre muitas criticas semelhantes, feitas todas recentemente ou com poucos factos que descrevam a experiência. Membros sem qualquer informação ou avaliação também podem ser uma suspeita de que aquela avaliação não é fidedigna.
  • Esquemas com reembolsos
    • A pandemia trouxe mais um método de enganar os utilizadores. Como todo o mundo está em constante mudança de regras, nunca se sabe quando é que vai ter de cancelar a viagem de férias e, esse ponto, pode ser uma preocupação no ato da reserva. O que acontece é que muitos esquemas de phishing estão a recorrer a essa preocupação para receber uns quantos € a mais. Deve ficar atento a qualquer tipo e pedido de pagamento de uma suposta taxa inicial de gestão de pedidos de reembolso, especialmente se esse pedido for redirecionado para um site externo ou se lhe pedirem dados bancários via telefone.

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