Setor financeiro com um maior número de reclamações ligadas a ciberataques

Segundo dados divulgados pelo Portal da Queixa, o setor financeiro tem estado debaixo de muita controvérsia com um aumento esporádico no número de reclamações apresentadas nos últimos tempos.

A mesma fonte avança que as reclamações ligadas a casos de burlas, phishing e vishing (formas diferentes de ciberataques) aumentaram em 44%.

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Mau serviço e falta de apoio no setor financeiro são as principais queixas

O Portal da Queixa fez uma análise às diversas empresas pertencentes ao setor financeiro e chegou a uma conclusão de que os consumidores estão a apresentar um maior número de reclamações que o normal.

Em 2022 o Portal da Queixa registou perto de 8000 reclamações dirigidas ao setor financeiro na categoria “Bancos, Financeiras e Pagamentos”. Um aumento de 31% face a 2021, com as questões ligadas aos ciberataques (burlas, phishing e vishing) a terem um aumento na casa dos 44% do número de queixas apresentadas.

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No total, o setor financeiro recebei 7111 queixas no Portal da Queixa no decorrer no ano 2022, tendo sido registadas “apenas” 5954 reclamações no período homologo.

Os principais motivos para as reclamações apresentadas no Portal da Queixa prendem-se no mau serviço prestado no setor financeiro, a gerar 36% do total das reclamações, a falta de apoio ao cliente a ser a causa de 25% das queixas e as burlas, phishing e vishing a recolherem um total de 15% das queixas.

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Os enganos gerados por entidades financeiras são responsáveis por 10% do total de queixas e o atendimento ocupa apenas 5% do total.

Os dados divulgados mostram um aumento significativo, no setor financeiro, (cerca de 44%) do número de reclamações ligadas às burlas, phishing e vishing. Em 2021 haviam sido registadas 819 denúncias dos consumidores, tendo esse número aumentado em 2022 para um total de 1181 reclamações.

As entidades com maior número de reclamações

Na subcategoria Bancos, as três entidades bancárias com o meio número de reclamações em 2022 foram a Caixa Geral de Depósitos (715), o Millennium BCP (305) e o ActivoBank (263).

Já as entidades do setor financeiro pertencentes a esta subcategoria com o menor número de queixas foram o Banco BPI (81), o Banco Montepio (72) e o Bankinter (36).

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No que diz respeito à subcategoria Bancos Digitais e APPs Financeiras, as marcas com maior número de reclamações foram o MB Way (532), a Moey (105) e o Paypal (79).

No que diz respeito ás Instituições Financeiras de Crédito, a Oney foi a que teve o maior número de queixas apresentadas (221), a Cetelem aparece em segundo lugar (128) e a Unicre em terceiro (72).

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