SIBS lança o primeiro cartão para pessoas com deficiência visual certificado pela ACAPO

A SIBS desenvolveu o primeiro cartão inclusivo do mercado pensado para as pessoas com deficiência visual certificado pela ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.

A ideia da SIBS com este cartão é que as pessoas com problemas de visão fiquem aptas a utilizar este instrumento de forma mais autónoma, segura e privada.

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SIBS apresenta solução com cartões bancários e não bancários

A solução certificada pela ACAPO que a SIBS apresentou inclui cartões bancários e não bancários com identificação e caracteres em Braille, desta forma os utilizadores cegos ou com baixa visão vão conseguir distinguir os vários tipos de cartão por tipo de utilização.

A tecnologia em questão, assim como a solução apresentada, são próprias e desenvolvidas pela própria SIBS, passando a estar disponível o acesso aos cartões a todos os clientes e parceiros da empresa, seja em Portugal ou no estrangeiro.

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“Trabalhamos diariamente para colocar o melhor da tecnologia ao serviço da sociedade, contribuindo para um futuro mais equilibrado e seguro. É com orgulho que, depois de quase dois anos de desenvolvimento e melhoramento do projeto, somos mais uma vez agentes de mudança, assegurando a utilização de cartões de forma autónoma, privada e segura, em terminais de pagamento e caixas automáticos, por parte de um cego ou amblíope”

Gonçalo Campos Alves, Diretor Geral da SIBS Cartões

A ACAPO já havia identificado que este processo de identificação de cartões se tratava de um problema para as pessoas com dificuldades a nível visual, e agora, a SIBS oferece uma solução que pretende facilitar a vida destas pessoas.

O desafio foi assumido pela SIBS no âmbito do programa de Sustentabilidade “Verde-Código-Verde”, e em linha com o seu propósito de desenvolver soluções com impacto no dia a dia e criar valor para as comunidades onde está presente, promovendo uma sociedade mais justa e equitativa.

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“Este projeto é um passo importante não só para as pessoas cegas ou com baixa visão, e para todos os que lhes são mais próximos, mas também para a consciencialização da comunidade sobre a importância do acesso igual e acessível a todos. Desta forma, um maior número de entidades poderão adotar no seu dia-a-dia práticas inclusivas, quer para a informação que produzem quer para o relacionamento com os seus clientes”

Rodrigo Santos, Presidente da Direção Nacional da ACAPO

A solução apresentada vai permitir que qualquer pessoa possa identificar tanto o tipo de cartão (bancário, de fidelização, de acesso, etc) assim como a entidade emissora. A autonomia será total e passa a permitir que estas pessoas possam utilizar os seus cartões de forma mais privada e segura, uma vez que deixam de depender de terceiros para identificar o que estão a fazer ou utilizar.

A inclusão do Braille nos cartões complementa assim o cortante lançado em 2018, um corte efetuado no cartão em formato de meia lua que permite às pessoas cegas ou com baixa visão identificarem o lado correto para utilizar o mesmo.

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Segundo os dados partilhados pela SIBS, em Portugal, 23.396 pessoas não conseguem ver e 3,7% da população tem muita dificuldade em realizar esta tarefa.

Este novo projeto surge em parceria com a ACAPO, uma Instituição Particular de Solidariedade Social fundada a 20 de outubro de 1989 que tem como missão a representação dos cidadãos com deficiência visual, providenciando-lhes serviços adequados às suas necessidades e consciencializando a sociedade para a sua inclusão.

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