Certamente já lhe aconteceu o seu smartphone estar a ficar sem bateria e não se ter apercebido.
Para evitar esses momentos, era ideal que o seu telefone pudesse reconhecer sozinho quando está a precisar de carga e caminhasse sozinho para o carregador, como acontece com os robots de aspiração.
Foi precisamente com essa ideia que a equipa do CaseCrawler desenvolveu um protótipo de uma capa com pequenas pernas robóticas para transportar o smartphone.
CaseCrawler leva o seu smartphone até ao carregador
A CaseCrawler é um protótipo de capa com pernas robóticas desenvolvido num laboratório de biorobótica em Seul.
Este acessório deteta quando o smartphone está a ficar com pouca bateria e transporta-o automaticamente para o carregador.
Para isso, faz uso de pequenas pernas robóticas retráteis, colocadas na capa, que permitem suportar um peso superior a 300 gramas e conduzir o smartphone.
Segundo os investigadores, as pernas de trás funcionam de forma similar às pernas de um ser humano e permitem impulsionar o robot para a frente e ultrapassar obstáculos até 16 milímetros.
Com 82 gramas, esta capa é um protótipo de um sistema que se espera no futuro ser mais completo e inteligente, permitindo conduzir de forma autónoma o smartphone ou outro equipamento aos pontos definidos pelo utilizador, conseguindo orientar-se, ultrapassar os obstáculos e parar na chegada ao destino.
Embora por agora a sua utilidade seja bastante limitada, poderá, no futuro, resultar em outros tipos de acessórios ou robots mais úteis.
[su_button url=”https://bit.ly/techbitfacebook” target=”blank” background=”#333333″ size=”8″ icon=”icon: gift”]Siga o Techbit no Facebook[/su_button]