Smartphones obrigados a ter baterias removíveis na Europa a partir de 2027

Depois de um longo debate, a Comissão Europeia aprovou finalmente a obrigatoriedade das baterias removíveis em smartphones.

A partir de 2027, todos os equipamentos vendidos na Europa terão de adotar esta norma.

Smartphones terão de ter baterias removíveis a partir de 2027

Já há algum tempo que se falava da possibilidade da União Europeia exigir aos fabricantes de equipamentos eletrónicos que integrassem novamente as baterias removíveis nos seus dispositivos.

Depois de muito debate, a Comissão Europeia deliberou finalmente sobre esta assunto e aprovou oficialmente esta nova medida.

iphone 11 baterias
Publicidade

Depois de aprovada em conselho, será agora da responsabilidade do Parlamento Europeu, eu parceria com o Conselho Europeu, de redigir o regulamento para esta medida que será posteriormente publicada em Diário Oficial da União Europeia e entrará em vigor 20 dias depois.

Publicidade

Com esta nova medida, todos os fabricantes de equipamentos eletrónicos, incluindo os smartphones, serão obrigados a adotar, até 2027, uma bateria que seja facilmente substituível, tempo este que servirá para que os fabricantes possam adaptar o desenho e fabrico dos seus equipamentos.

Com esta medida pretende-se que qualquer utilizador possa trocar a bateria dos seus equipamentos sem necessidade de conhecimentos técnicos ou ferramentas especiais.

Além dos smartphones, irá também abranger um grande número de equipamentos como smartwatches, tablets, computadores, carros elétricos, bicicletas elétricas, entre outros.

Publicidade
dji osmo action 3 bateria

Para cumprir esta nova lei, os fabricantes terão de repensar por completo o desenho dos seus equipamentos de forma a permitir que este equipamento possa ser montado e desmontado sem interferir com o restante funcionamento e estrutura do dispositivo.

Foco na economia circular

Esta medida procura criar uma economia circular nas baterias, permitindo aos utilizadores reciclarem as suas baterias velhas na esperança que estas possam ser utilizadas para o fabrico de novos componentes.

baterias comissao europeia
Aproveite a campanha:
surfshark vpn
Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Subscreva a nossa newsletter

X